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22/05/2022

O Coité de Exu

O Coité de Exu

Certa vez um médium um tanto vaidoso questionava o seu pai de santo o seguinte:

Meu pai, toda vez que compro uma bebida pro meu Exu e um copo ele dá a alguém e não usa. Isso já aconteceu umas 5 vezes. Pai, compro a melhor bebida, Whisky da melhor qualidade e copos lindos, uma vez comprei um com a borda de fios de ouro.

O dirigente ouvindo aquilo tudo apenas sorriu e disse: você já perguntou isso ao Exu que trabalha com você o motivo que ele faz isso? O médium disparou: eu já, mas ele não me responde. Então o dirigente disse: irei perguntar hoje ao Exu esse motivo.

A gira começou, o Exu deste médium chegou, os trabalhos foram realizados e antes de subir as entidades o dirigente chegou no Exu do médium em questão e disse:

Meu senhor, licença, salve suas forças; saravá a sua falange. O Exu cumprimentou o dirigente e disse: posso lhe ajudar em algo?

O dirigente falou: Então meu velho, o seu aparelho veio me questionar o porquê que ele sempre compra a melhor bebida pro senhor, o melhor copo e o senhor não usa e sempre dá para alguém da assistência.

O Exu deu uma alta gargalhada e disse: avisa ao meu cavalo que eu não trabalho sob vaidade, que ele pode comprar ouro que vou distribuir. Não tô na bebida e nem no copo. Eu não pedi nada a ele.

Por se achar melhor que os demais ele gosta de aparecer.

Com sua permissão, avisa ao meu médium que quero um coité e água. Isso mesmo um simples coité e água. Trabalho somente com isso.

E gargalhando o Exu subiu… Não preciso falar mais nada. O texto e o aprendizado fica por conta de cada um. Lembre-se: a vaidade vem do médium, não da entidade.


Autor desconhecido



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18/05/2022

Festa dos Orixás

 

Festa dos Orixás

Fui convidado a uma festa com todos os orixás.

Mas apenas podia me dirigir a eles uma vez e com uma única pergunta. Assim o fiz.

A Exu perguntei: Como movimentar a vida quando tudo se encontra cristalizado?

Exu respondeu: Produzindo inversões nos padrões que estão estabelecidos.

A Ogum perguntei: Como abrir meus caminhos quando eles se encontram fechados?

Ogum respondeu: Com a coragem do guerreiro que nunca se dá por vencido.

A Oxóssi perguntei: Como distribuir fartura para aqueles que amo?

Oxóssi respondeu: Ninguém é tão pobre que não tenha nada para dar!

A Omulu perguntei: Como curar os outros, mesmo estando ferido?

Omulu respondeu: Aprendendo que a dor dos outros não é menor que a sua. Nenhuma dor deve ser desprezada. Abra mão de seu Ego e será capaz de se curar curando.

A Oxumarê perguntei: Como ser capaz de se regenerar de tempos em tempos como a serpente?

Oxumarê respondeu: Deixando morrer a pele que já não te serve mais. Enquanto você insistir em habitar uma pele morta, sua vida não poderá ser regenerada.

A Ossain perguntei: Por que a verdadeira magia está na simplicidade das ervas?

Ossain respondeu: Porque só através de muito esforço conseguimos ser simples como a natureza!

A Nanã perguntei: Como cuidar da minha ancestralidade?

Nanã respondeu: Tendo a consciência que um dia você também será um ancestral. Cuide de seus ancestrais como você gostaria que seus descendentes cuidassem de você.

A Oxum perguntei: Como encontrar o amor verdadeiro?

Oxum simplesmente disse: Olhando sempre para o espelho!

A Iansã perguntei: Como ser livre e independente, como ser livre como o vento?

Iansã respondeu: Sabendo reconhecer aquilo que te aprisiona. Se você não souber o que te prende, jamais será capaz de fluir como o vento.

A Xangô perguntei: Como aprender a ser justo?

Xangô respondeu: Sabendo ouvir a todos e desprender-se do Ego.

A Obá perguntei: Como perseverar enquanto tudo desmorona?

Obá respondeu: Mantendo o amor intocável dentro de si mesmo.

A Iyewa perguntei: Como ter visão espiritual?

Iyewa respondeu: Conectando-se profundamente aos ciclos naturais e as energias universais.

A Logun-Edé perguntei: Como ser flexível?

Logun respondeu: Tendo capacidade de se adaptar a qualquer ambiente.

A Iemanjá perguntei: Como encontrar harmonia e paz na família?

Iemanjá respondeu: Sendo você mesmo a paz que deseja;

A Oxalá perguntei: Como semear a paz em meio a guerra?

Oxalá respondeu: Ouvindo tudo que você ouviu até aqui e aplicando em sua vida.

Autor desconhecido


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15/05/2022

As Falsas Casas de Umbanda

As Falsas Casas de Umbanda

Todos já sabem ou ouviram falar que a Umbanda é diversa, e isto é muito bom, porque a diversidade dentro de um padrão universal que é a Umbanda, se adequa às necessidades e capacidades de entendimento de cada comunidade. Nos referimos às Casas de Umbanda que de fato foram abertas por outorga espiritual.


O problema surge quando índios que se julgam caciques tomam a iniciativa, por si só ou com apoio de um grupo, de abrir uma casa. Essas pessoas geralmente passaram por uma corrente mediúnica em algum Terreiro, aprenderam o básico, causaram problemas na casa que os acolheram, saíram sem dar satisfação, com mentiras e sem respeito ao próprio compromisso assumido perante sua Coroa Espiritual e a Coroa Espiritual do seu Sacerdote. 


Essas pessoas abrem casas se dizendo de Umbanda, se escondendo atrás do nome de Guias Espirituais e do nome da Caridade para ser aceito e para angariar adeptos. Dizem também que não encontram casa que preste, que todas são insuficientes para acolhe-los e que por este motivo estão abrindo casa. Toda desculpa é válida para sobressair seu ego sempre frustrado.


Se observar a história de vida dessas pessoas geralmente é uma só: pessoas que nunca conseguiram permanecer em nenhuma Religião e em nenhuma Casa de Umbanda porque não sabem obedecer regras, não respeitam a hierarquia, são melindrosas porque setem-se inferiorizadas com o progresso de quem está ao seu lado. Geralmente tem a língua muito solta e é capaz de falar mal de quem um dia lhe estendeu a mão. Seu discurso traz sempre o verniz da Caridade e do nome dos Guias de Umbanda, porque o animismo é muito forte nestas pessoas, justamente porque não têm amparo espiritual de fato.


Quando se quer dar o pulo maior do que a perna perde-se a oportunidade do acolhimento e ensinamentos espirituais que é dado ao longo do tempo, obedecendo fases, dentro de um terreiro já consagrado e fundamentado nas Leis de Umbanda. 


E o resultado são o surgimento de "casas de umbanda" desorganizadas, confusas, porque não têm o pulso firme de um verdadeiro Sacerdote. Daí as sombras assumem o controle, e o que é pior, usando o nome dos Guias de Umbanda, usando o nome da Caridade e usando a inocência e falta de conhecimento das pessoas, para fazer vítimas cada vez mais.


Felizmente, essas falsas casas de umbanda não permanecem por muito tempo, porque os seus integrantes confusos sempre brigam entre si, porque para eles o que vale é o próprio ego e os kiumbas adoram este tipo de ambiente. 


Mas os verdadeiros Guias de Umbanda estão atentos e os verdadeiros Exus de prontidão. Tudo acontece com um propósito nas Leis Divinas e o aprendizado acontece pelo amor ou pela dor. Somos todos aprendizes, porém a espiritualidade escolhe a dedo os aprendizes prontos para ensinar.


Como se proteger dos falsos umbandistas? Orai e vigiai. E principalmente, busque conhecimentos através do estudo sistematizado da umbanda, oferecido por quem tem verdadeira outorga espiritual.


Fiquemos atentos. 


Mãe Ednay



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12/05/2022

Mensagens dos Pretos(as) Velhos(as) para Você

Mensagens dos Pretos(as) Velhos(as) para Você


Escolha um número de 1 a 20 e leia a mensagem do Preto(a) Velho(a) para você!
 

MENSAGEM 1:

"Ô fio meu, chore tudo que precisar. Vovô tá vendo esse choro engasgado, coraçãozinho apertado, uma dor que parece maior que suncê, não é mesmo? O vovô consegue ver, e se pudesse, evitava que fio meu se sentisse assim, mas faz parte da vida fio. Tem dias que são mais difíceis mesmo, mas sabe de uma coisa fio? Se for preciso chore, sinta tudo que precisar sentir, mas depois erga-se meu fio. O choro pode até durar a noite toda, mas a alegria, o sorriso, vem pela manhã... Vovô não pede pra que suncê se faça de forte o tempo todo não, afinal ninguém consegue ser. Mas saiba também ser seu próprio apoio para se levantar e seguir em frente de novo. Cuide bem de suncê meu fio, cuide da alimentação, cuide do que suncê escuta, escolha músicas que elevem o seu astral, a sua casa. Cuide da sua energia meu fio, é ela que te guia e te sustenta, se ela tiver fraca ou negativa suncê também vai ficar assim... vovô fala pro seu bem porque quer ver fio meu radiante de novo, com um sorriso no rosto e com a alegria de viver. Vovô tá aqui do seu ladinho sempre, vovô nunca deixa fio meu sozinho."

***

MENSAGEM 2:

"Meu fio, existem palavras e pensamentos tão negativos, que acabam se tornando veneno para a nossa alma. Cuide da sua mente e daquilo que sai da sua boca, pois as palavras tem poder fio, e tudo o que a gente alimenta, cresce. Sempre que vosmecê se sentir desanimado e angustiado, se conecte com Deus, pois se está difícil com ele, imagine sem ele. E nego véio quer te pedir uma coisa: sempre inicie o dia com uma oração, sempre inicie o dia com Deus, suncê pode fazer isso? É muito importante ter uma rotina espiritual fio, e isso não significa estar livre de obstáculos, mas nos dá a força necessária para passar por eles. E meu fio, Deus não faz nada sozinho, nós também precisamos fazer a nossa parte, sempre com muita fé e esperança de dias melhores. Quem se alimenta de pensamentos positivos só engrandece a alma, enquanto aquele que se alimenta de pensamentos negativos envenena a si próprio. Qual vosmecê escolhe? Pense nisso fio... que Deus te abençoe."

***

MENSAGEM 3:

"Meu filho, cada pessoa tem uma cruz para carregar, cada um está lutando com alguma coisa, seja uma batalha consigo mesmo ou com o mundo. Sei que as vezes suncê acha que a grama do vizinho é mais verde, e que suncê tem os maiores problemas do mundo, mas não fio, não existe vida perfeita, e cada um sabe onde dói. A vó quer pedir pra suncê continuar sendo forte, batalhando por si mesmo, porque desistir nunca vai ser uma boa escolha fio. Sei que as vezes é cansativo, mas suncê não está sozinho, nega véia está sempre olhando por vosmecê. Por isso, se vosmecê puder, faça um trabalho voluntário, se dedique também a dor do outro, e suncê vai perceber que quando a gente cuida da dor do outro, Deus cuida da nossa. E saiba fio, pessoas perfeitas não existem, e vidas perfeitas não existem, seja gentil consigo mesmo e com o outro. Quem ilumina a vida do próximo, jamais apaga a sua luz."

***

MENSAGEM 4:

"Meu fio, nunca ultrapasse os seus limites para estar no mundo de alguém.

Não perca a sua paz interior para que o outro se sinta melhor e não perca os seus princípios tentando fazer o outro ficar, porque quando o outro nos deixa mais triste do que feliz, e fere a nossa dignidade, não é amor.

Nego véio sabe que dói ouvir isso fio, mas é para o seu bem, e aprenda que quando damos tudo de nós para o outro, não sobra nada pra gente.

O amor começa primeiro por si mesmo, não espere alguém pra te fazer feliz, pra te salvar, pra mudar a sua vida. Ninguém tem esse poder, fio. Nós somos os únicos responsáveis pela a nossa felicidade, e o outro apenas de complementar.

Por isso, meu fio, comece a ter consciência do seu valor, porque cada um tem o poder de atrair qualquer pessoa pra sua vida, e quando não temos amor próprio, a vida vai colocar pessoas pra nos mostrar como estamos nos tratando.

E entenda fio, mais importante de como o outro nos enxerga, é como enxergamos a nós mesmos.

Que nosso Senhor Jesus Cristo lhe abençoe meu fio."

***

MENSAGEM 5:

Um médium que estava passando por dificuldades financeiras em uma consulta disse ao preto velho pai Joaquim:

Sabe Vô eu não tenho como nem acender um toco de vela para você!

Não tenho nem como por um simples cafezinho com bolo de milho, pois nem isso eu tenho!

Vô Joaquim olhou dentro dos olhos desse filho e disse pausadamente:

"Filho não carece de nada disso não!

Velho tá no seu deitar e no seu levantar!

Eu tô no cantar dos pássaros, eu tô no sol, eu tô na lua eu tô até no morador de rua isolado no canto da calçada que muitos ignoram!

Quer falar comigo filho!

E só fechar seus olhos não carece de agrado nenhum.

Acredita, confie, busque e não perca a fé pois amanhã será outro dia e tudo vai melhorar, tudo vai melhorar, acredita filho.

Que o desempregado encontre trabalho, que o doente encontre a cura, que o solitário encontre companhia e que o faminto encontre alimento, mas acima de tudo que todos encontrem a Deus, nas mínimas coisas, em tudo o que fizer."

***

MENSAGEM 6:

Mundo doente!

"É meu filho o mundo anda doente.

Todos os moradores deste plano físico chamado Terra encontram-se doentes.

Alguns doentes emocionalmente, outros espiritualmente, outros fisicamente, todos de alguma forma estão com alguma doença seja no emocional ou seja no corpo físico e o tratamento é a fé, a esperança, o amor, o perdão, a união, a compaixão, o respeito, a persistência, a perseverança, a empatia e a disciplina, tudo isso são remédios que aliviam e curam muitas doenças que os encarnados da terra vivem atualmente.

Quando a gente diz que não se pode ter pensamentos e sentimentos negativos, porque eles se materializarão, o que a pessoa tem que fazer?

Parar de falar coisas negativas, ver coisas negativas, reclamar, julgar, fofocar, não adianta ficar cancelando os pensamentos negativos e falar mal do vizinho, destratar alguém que está lhe tratando mal, é preciso colocar o AMOR EM AÇÃO para que o AMOR POSSA AGIR realmente na sua vida."

PRATIQUEMOS!


***

MENSAGEM 7:

CONSELHO DE PRETO VELHO...

"Zi fio,

Pisa devagar para não machucar os pés. Aprende a ouvir e nunca fale mais do que os outros. Ao chegar, sendo mais novo, observa os mais antigos. Sê prudente nas atitudes e aguarda o tempo, que para tudo tem medida. E lembra zi fio, nem um dente da boca ou um fio de cabelo te pertence, não levará para o além túmulo. A tua cruz não é maior e nem mais pesada do que a de ninguém e todos têm a sua para carregar, no tamanho exato de suas forças."


***

MENSAGEM 8:

Conselho da Preta Velha

"Ô fia, tá na hora de seguir em frente. A vó sabe que superar uma desilusão amorosa não é fácil. A vó também já passou um dia por isso, sabia? Mas sabe de uma coisa, fia? Tudo que acontece vem para nos trazer ensinamentos maravilhosos. Se fia reparar bem, tudo isso só aconteceu porque fia não estava se cuidando como devia. Fia não tava se olhando no espelho e se enxergando como um ser humano incrível, repleto de qualidades e de amor. Fia não tava se dando carinho, ouvindo a si mesma e se dando prioridade. Fia só olhava pro outro, só tinha tempo pro outro e as coisas foram bagunçando. Fia, a vida é uma escola e nem sempre nós iremos tirar 10 de primeira. Essas coisas ruins podem acontecer, mas fia tem que aprender com elas e não voltar a cometer o mesmo erro. Fia, se a vovó puder dar um conselho, é para que suncê faça sempre o possível para ver todas as situações da sua vida com olhos de quem quer aprender e enxergar tudo com clareza. A vida é muito bonita para fia ficar triste e se anulando por conta de amores vazios. Pensa nisso, fia. A vovó quer muito te ver bem e feliz."

***

MENSAGEM 9:

Depois de conversar com uma Preta Velha e de chorar muito todas as desgraças da vida, a Preta Velha pediu um copo de água com açúcar e outro de café amargo.

O de café amargo ela deu para o filho que reclamava e o copo de água com açúcar ela pegou e bebeu . A pessoa não entendendo nada perguntou se ela não trocou os copos ou não se confundiu . A Nega Véia deu uma risada carinhosa e disse : 

"Na vida , nem tudo que é amargo é ruim ou faz mal.

Amadureça seu paladar e aprenda a saborear as lições que cada problema lhe traz. Trabalhe com inteligência seus problemas e a solução virá junto com muita sabedoria, é aprendizado para a sua vida.Problemas existem para serem solucionados como a um jogo de xadrez, que exige de você raciocínio lógico e ação!"

***

MENSAGEM 10:

"Fio, não se importe se muita gente estiver se afastando de você ou querendo te implicar, quem tem luz própria incomoda muita gente mesmo. E quando se para de se importar com a opinião dos outros, e começa a viver sua vida sem fazer o que os outros querem que você faça, isso incomoda demais, e sabe por quê? Porque tem gente que não ama nem a si próprio e quer controlar a vida dos outros, tome cuidado com esse tipo de pessoa que só gosta de alguém enquanto o outro ta fazendo as vontades dela. "Fio, nunca deixe que te digam o que deve ou não fazer, pois a vida é sua, e quem tá vivendo é você e não eles. Seja sempre você mesmo, faça o que tem vontade e converse com quem quiser, mas sempre diferenciando o bem do mal. E quem achar isso ruim e se afastar de você, deixe pra lá, tem tantas pessoas nesse mundo, não vai ser uma que vai te fazer falta."

***

MENSAGEM 11:

"Zi fio!

O terreiro que os acolhe é escola; é hospital; é lar...e, às vezes, sanatório. Mas acima de tudo é abençoada empresa onde vossas mãos podem trabalhar na caridade que vos liberta das correntes do passado. Para os que batem o ponto, sempre vem o salário justo.

Não há nada que cegue mais os homens do que o orgulho e o egoísmo. Mas só cegamos quando fechamos os olhos para a dor dos que caminham conosco e nossa ferida só cicatriza quando decidimos curar as feridas dos outros.

Esse é o conselho de quem já sofreu muito, amarrada no tronco do orgulho e chicoteada pelo feitor do egoísmo e que por isso, não deseja ver os filhos na mesma condição.

Olhos espichados, ouvidos alertas! Nossa vida é um canteiro de flores já plantadas. A nós cabe regar, adubar e arrancar as ervas daninhas. Só isso! Saravá! A Bênção de N.S.Jesus Cristo!"

Vovó Benta

***

MENSAGEM 12:

"Quem vos fala aqui é Preto Véio Pai Joaquim de Aruanda.

Suncê não deve chorar porque não conseguiu realizar o que pediu. Sabe, às vezes não conseguimos as coisas que tanto queremos porque lá na frente, coisas muito melhores vão chegar.

Suncê não deve pensar que a sua fé é pequena, que seu esforço não foi suficiente. Acha mesmo que um não vai fazer suncê desistir? Eu torço que não desista! Suncê também, muitas vezes, é responsável por falar de seus projetos por aí. Calma, amansa esse teu coração fio, amansa esse teu coração fia. Sua língua deve ficar dentro da boca e não correndo pelo mundo.

Ninguém deve colocar os zóio na sua conquista. Suncê deve manter o silêncio. Depois, suncê revela quando tudo tiver certo.

Vai procurar emprego, suncê conta.

Vai noivar, suncê conta.

Vai viajar, suncê conta.

Poxa, tudo suncê fala. Por quê?

Daí as coisas não acontecem e culpam a religião, a fé, eu...

Não confie em gente só porque usa o branco. O branco que não é bem cuidado, suja.

Cuidado!

Há muitos lobos em pele de cordeiro. Sorrindo na sua frente, mas olhar de demôio nas suas costas.

Tem gente que senta na mesa com suncê, suncê saí, falam mal. Muitos dizem que são sinceros, mentira. São do maligno. O maligno se faz de verdade, mas engana as almas puras.

Vigia, fio!

Vigia, fia!

Eu te abençoou com a força de minha bengala três vezes na terra que bato!

Eu te abençoou com a força do meu cachimbo sete vezes quando solto a fumaça.

Que Pai Oxalá te cubra e te guarde do mal.

Não desista de sua fé!"

***

MENSAGEM 13:

O QUE VOSMECÊ SENTE MUZANFIO?

Se vosmecê sente tristeza, a alegria não chega a vosmecê.

Se vosmecê se sente doente, a saúde não se instala em vosmecê

Se vosmecê se sente um fracassado, a vitória não se aproxima de vosmecê,

Se vosmecê se sente pobre, fecha a porta à prosperidade.

Se vosmecê sente ódio, afugenta o amor.

Se vosmecê se sente agitado, afasta a paz.

Perceba que muitos de nossos sentimentos têm como ponto de partida os pensamentos e os pensamentos são gerados com base em nossas crenças ou embasados em circunstâncias momentâneas,

Circunstâncias que às vezes se fazem necessárias a tua reflexão para mudanças de teu comportamento e forma de pensar e, principalmente, te convidar a conhecer a ti mesmo.

Fios, tudo na vida muda, reveja seus conceitos, recicle suas ideias e pense positivo, mesmo que, por força da circunstancia, esteja difícil.

Pense que vosmecê é filho de Deus, que tudo pode, que vosmecê é forte e que vai superar a prova que se apresenta.

***

MENSAGEM 14:

O chicote batia e cortava a pele do Negro Escravo e ele agonizando perguntou numa pausa amarrado ao tronco: - Sinhô por causa de que o sinhô me bate se eu num faço nada? Respondeu o Senhor do Engenho: - Você invoca Satanás. É uma peste viva. Merece ser chicoteado. Ele retruca: - Quero dizer pra vossuncê que ocê vai ser pai de uma menina. Será linda como o brilho da espada e valente como o cavaleiro que cavalga. O Senhor retruca: - Esse Preto bebeu. E ri. Só pode. Ou é de tanta dor ta maluco. Sua esposa vem correndo após ir ao médico e diz: - Meu Esposo. A graça de Deus me ajudou. Teremos uma filha. Estou grávida. O Senhor em lágrimas ajoelha em volta do sangue no tronco onde o Escravo agoniza e diz: - Meu Velho, me perdoe. Vou te tirar do tronco. Desamarrem ele. Logo! Já desfalecido ele diz: - Fio, eu estou já partindo meu ultimo pedido quero assim fazer. Tocar a barriga de sua senhora e abençoa a criança pois é minha hora de ir. O Senhor leva a sua esposa até ele e Ele diz; - Fia que esta no ventre e é Guerreira de Ogum ajude os Negros. Velho vai descansar. Te abençoe por Ogum. Ele morre após isso. Depois de anos essa menina que estava no Ventre crescida se forma em uma Advogada e luta contra Escravidão sendo filha do Orixá Ogum.

Pai Antônio de Guiné

***

MENSAGEM 15:

Naquela noite de atendimento

Preto Velho: Venha aqui fio, pois quero lhe falar.

Consulente: Pode falar meu pai.

Preto Velho: Ocê pricisa tomar um banho de descarga, você pega....

Consulente: Vou tomar meu pai eu sei como se faz, pode deixar.

Preto Velho: se calou.

Em outra noite de atendimento

Preto Velho: Preciso falar com ocê.

Consulente: Salve Preto Velho, sua benção!.

Preto Velho: Ocê pricisa tomar cuidado com...

Consulente: Ah, sim meu pai eu sei do que se trata, obrigado.

Preto Velho: se calou.

Em outra noite de atendimento...

Preto Velho: Como ocê está?

Consulente: Estou bem, meu pai...

Preto Velho: Ocê pricisa fazer uma firmeza fio, prá fortalecer sua caminhada, quando...

Consulente: Vou fazer meu pai, pode deixar eu resolvo, não precisa se preocupar.

Preto Velho: se calou.

Em mais uma noite de atendimento...

Consulente: Meu pai preciso muito de sua ajuda nem que seja um conselho.

Preto Velho: Mas eu estou tentando te avisar há dias fio, mas ocê nunca deixa, Preto Velho acaba de falar e ocê sempre afirma saber, eu nem acabo de te orientar ocê já sai, ocê disse saber, mas não fez nada.

Aquele banho, aquela firmeza e aquele cuidado que alertei ocê, era justamente prá livrar ocê do que está acontecendo agora, ocê precisa saber ouvir antes de afirmar que sabe, enquanto ocê está vendo o presente o Vô já viu o futuro, as pessoas que mais erram são as que mais afirmam saber.

Aquele banho que te disse para tomar, ocê fez errado por não ter ouvido o qual o Preto Velho ensinaria.

Aquele cuidado que disse para ocê ter, você não teve, mas afirmou para mim que sabia.

Aquela firmeza que pedi para fazer, ocê ignorou e não fez por achar que não pricisava de ajuda.

Mas agora que está pronto para ouvir, esse Preto vai te ajudar, porém agora vai ter que arcar com as conseqüências por não ter evitado esse seu problema.

Antes de afirmar que sabe algo, ouça o que os guias querem te falar, para depois não sair culpando os mesmos por não terem te alertado, quando diversas vezes tentaram e ocê não aceitou.

***

MENSAGEM 16:

"A vida nos ensina que aquilo que julgamos possuir, nós temos que dividir entre os mais necessitados, somando esforços para multiplicar os resultados, diminuindo as pretensões, para exercitar o desapego.

Ora, meu filho, o desespero é o resultado de uma visão errada da vida.

Pare e pense. Erga a cabeça, que ela não foi feita apenas para ficar cheia de miolos, não. Pense, organize os seus pensamentos. Reorganize a sua vida e continue andando. Mesmo devagarzinho, ande. Não se permita ficar parado. Deus abençoa, mas é preciso ter coragem para a maior experiência do mundo que é viver. Sempre há uma solução. Não existe dor, sofrimento ou mal que não tragam o seu ensinamento, não há problema que não tenha a resposta certa da vida."

Pai João de Aruanda, psicografia de Robson Pinheiro, texto extraído do livro ‘Sabedoria de Preto Velho’

***

MENSAGEM 17:

Recado de Preto Velho

"Filho de fé tem que ter discernimento.

Filho de fé não pode sair ajudando outras pessoas sem ter domínio completo sobre a situação.

Não pense que só porque as entidades receitaram para uma pessoa, que a mesma recomendação servirá para todas.

Não é porque um banho é bom para você, que você vai receitar a outra pessoa.

Não é porque no seu cazuá faz de um jeito, que filho tem que meter o bedelho no cazuá de outros irmãos.

Aprenda primeiro, para depois querer ensinar.

Filho tem que entender que ainda é aprendiz, não pode ser professor...

Lembre-se, o caminho é longo, o aprendizado é duro e se leva muitas luas grandes para se aprender o mínimo necessário para agir sozinho e sem corrente de vossos irmãos...

Ao invés do filho ajudar o próximo, pode botar tudo a perder..."

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MENSAGEM 18:

Um Preto Velho falando sobre estresse em uma sessão, levantou um copo d'água. Todos pensaram que ele perguntaria "Meio cheio ou meio vazio?". Mas com um sorriso no rosto ele perguntou: "Quanto pesa este copo de água?" As respostas variaram entre 100 e 350g. Ele respondeu: "O peso absoluto não importa. Depende de quanto tempo você o segura. Se eu segurar por um minuto, não tem problema. Se eu o segurar durante uma hora, ficarei com dor no braço. Se eu segurar por um dia meu braço ficará amortecido e paralisado. Em todos os casos, o peso do copo não mudou, mas quanto mais tempo eu o segurava, mais pesado ele ficava". Ele continuou: "O estresse e as preocupações da vida são como aquele copo d'água. Eu penso sobre eles por um tempo e nada acontece. Eu penso sobre eles um pouco mais de tempo e eles começam a machucar. E se eu penso sobre eles durante o dia todo me sinto paralisado, incapaz de fazer qualquer coisa". Então lembre-se de "largar o copo".

***

MENSAGEM 19:

Ao ser questionado por um médium iniciante sobre incorporação inconsciente...

"Tudo acontece no tempo determinado, não é só chegar no terreiro e achar que o guia tem que realizar tudo, apagar a sua memória e como mágica realizar milagres.

Filho, a Umbanda não funciona desta forma, mediunidade não funciona desta maneira, é preciso se preparar, é preciso estudar e compreender como funciona a mediunidade.

Jogar a responsabilidade só para o guia é muito fácil, o médium também tem suas responsabilidades quando esta em comunicação com seu guia, muitos filhos querem que o guia entre no seu corpo e tome conta de tudo ...(risos de Pai Joaquim rs rs rs rs rs)... se fosse assim seria muito fácil, dois corpos não ocupam o mesmo espaço, incorporação não é possessão, nenhum espírito pode invadir seu corpo.

A comunicação com seu guia só acontece se você se permitir, é uma troca entre o guia e o médium.

Do que adianta o guia apagar o médium?!

O que ele vai aprender?!

O que ele vai absorver e compreende?!

Nada né?!

Será apenas um boneco.

Filho esse não é o papel da Umbanda, não é assim que funciona, existe sim coisas que tiramos da mente do médium, porém depois como um reflexo o médium se lembra....

Está enganado aquele médium que acha que ao colocar roupa branca, o guia vai invadir seu corpo e tirar sua consciência.

Não se preocupe filho, se sua mediunidade for consciente, confie no guia que você carrega e deixe ele trabalhar junto com você, este aprendizado é maravilhoso, essa troca é única."

Pai Joaquim de Angola!

***

MENSAGEM 20:

"Ôh meu fio, quanto amor cabe dentro desse coraçãozinho, mas suncê sempre doa ele só para os outros, e nunca para si mesmo. E isso não é justo com vosmecê fio, o amor começa primeiro por nós mesmos. E o amor próprio fio é uma construção diária e muitas vezes dolorosa, haverá dias que vosmecê vai se sentir bem, se sentir seguro, se olhar no espelho e gostar daquilo que vê. E haverá outros dias fio, que tudo vai parecer perdido, que vosmecê vai estar pra baixo e chorar ao se olhar. E está tudo bem fio, é um processo, ninguém passa a se amar do dia pra noite, mas sabe o que vosmecê nunca pode esquecer? Que vosmecê é a pessoa mais importante da sua vida, e que ninguém vai fazer esse papel melhor do que vosmecê. Eu vejo que muitos fios meus acreditam que se tiver alguém do lado, vão aprender a se amar, e não é assim fio... as pessoas vem pra complementar, mas nunca pra fazer o nosso papel, porque tem coisas que só dependem de nós fio. Por isso, se ame em primeiro lugar, seja sua prioridade, invista em vosmecê, e lembre-se fio, tudo aquilo que investimos em nós mesmos, nunca vai ser perda de tempo, seja o amor da sua vida."



***




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07/05/2022

Caridade de Preto Velho

Caridade de Preto Velho

Mensagem de Preto Velho Pai Jerônimo


Um certo dia, Pai Jerônimo atendeu uma senhora que lhe veio consultar sobre um tumor nos seios, diagnosticado por uma mamografia.

Passes daqui, trabalhos dali, enfim, uma consulta normal…vela, erva, água…

Disse o preto:

- É mizim fia… Tá feito…mas num deixa de procurá o Homi de branco, dispois vem contá pro nego…nego vai ficá no toco esperando cunce vortá…

E saiu a consulente.

Numa próxima gira, estava lá o preto no toco e chegou a sua consulente, já na segunda parte do trabalho.

- Podi entrá mi zim fia, tava le esperano….

- É meu Velho, fui no médico sim…ele disse que o tumor sumiu, vai ver foi engano, o que a mamografia mostrou foi uma sombra de um quelóide, que eu já tinha de cirurgia anterior. mas vim lhe agradecer, pois sei que o Senhor me curou..

Diga, meu Pai, o que o Senhor quer de presente, quero lhe agradecer…

Em nossa casa, as entidades as vezes ganham presentes, charutos, bebidas, mas não que peçam, porque as pessoas trazem em agradecimento mesmo, como deve ser em todo lugar.

Mas naquele dia o preto pediu…

- Me traga um bolo de chocolate, mi zi fia, suncê pode faze isso…?? Mais tem qui ser na proxima gira…eu num vô tá aqui, mas fala co caboclo chefe que ele manda mi chamá….

Todos estranharam, e eu mais ainda, passei a semana pensando naquele pedido, eu que amo bolo de chocolate, pensava comigo, Meu Velho…porque um bolo, Meu Pai…Até os filhos da casa acharam estranho e houve uma brincadeira ou outra…do tipo achando que iam comer o bolo….Alguém arriscou dizer que era a comemoração pela cura da mulher… Enfim…esperei ansiosa…Afinal…confio neles.

Em verdade torci para a mulher nem aparecer com aquele bolo…

Mas ela apareceu, e sentou na primeira fila, como tal bolo, todo confeitado de confetes coloridos.

Chegou o preto, com autorização do chefe do terreiro, que é Seu Serra Negra….

- Trouxe meu bolo, mi zim fia…

- Trouxe meu velho…

Então o preto levantou e disse que na assistência tinha uma menina, de cor morena, que estava fazendo aniversário, 14 anos, e chamou-a.

Disse à menina:

- Mi zim fia, esse é presente que suncê pediu ao seu anjo da guarda, ele não pode vir, mandou o nego te entregar…

A criança marejou os olhos e saiu com o bolo na mão, sentar ao lado da mãe, que chorava muito na assistência. Em 14 anos, nunca havia ganhado um bolo de chocolate….Nunca mais voltou, nunca mais vimos. E nunca esquecemos esta história.

Autor Desconhecido



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26/04/2022

Diferença entre Incorporação de Guias e Transe Orixá

Diferença entre Incorporação de Guias e Transe Orixá

Embora haja muitos pontos comuns que unem umbandistas e candomblecistas, como o tambor, as ervas, o dendê, a fé em Zambi e nos orixás, que correspondem aos elementos da natureza, nem todos os adeptos da Umbanda conseguem compreender as nossas diferenças — a maior delas é o abate de animais, algo que não existe na Umbanda. Do lado de lá, as dificuldades também são grandes, embora, boa parte dos terreiros de candomblé tenha um cantinho reservado para recepcionar os caboclos, pretos-velhos e crianças que incorporam na Umbanda.
Esse desencontro sempre me incomodou. Afinal, estamos todos no mesmo barco nessa trajetória terrena. Hoje, como no passado, navegamos em águas turbulentas ante a intolerância religiosa e o racismo dos neopentecostais, que satanizam a nossa fé, ou seja, mais um ponto de convergência entre umbandistas e candomblecistas. Ainda assim, falta união e não temos compreensão dos fenômenos distintos que ocorrem nas duas práticas: umbanda e candomblé.

Há algum tempo, busco um texto que ofereça algum esclarecimento sobre a diferença no fenômeno da incorporação que acontece nas duas práticas. Não vejo o artigo abaixo como definitivo, mas ele é um bom começo para explicar a diferença que existe entre umbanda e candomblé. Isso não muda nada nos trabalhos espirituais de um ou outro, mas é mais uma gotinha de conhecimento que podemos adquirir e peça de ferramenta para a compreensão que deve haver entre todas as práticas religiosas de matriz africana. Abaixo o artigo:

Diferença entre incorporação de Guias e transe de orixá:

Na Umbanda ocorre o transe mediúnico. O mesmo é fonte de profundos estudos desde os tempos mais remotos, mas a partir do século 19 muitos pesquisadores da área médica se envolveram com o termo fenomenologia, que surgiu a partir das análises de Franz Brentano sobre a intencionalidade da consciência humana. Vários filósofos fizeram parte dessas pesquisas.

Na psicologia e psiquiatria, estudado por Sigmund Freud com a psicanálise, através dos estudos sobre a histeria, Carl G. Jung e outros o seguiram, Karl Jaspers com a psicopatologia. E a parapsicologia o estudo de alegações de origem supostamente sobrenatural associados à experiência humana.

O pioneiro nos estudos das crenças religiosas dos afrodescendentes no Brasil, Nina Rodrigues, legista e psiquiatra, fez um estudo sobre possessão e histeria nas religiões afro-brasileira. Quero lembrar que Allan Kardec perguntou aos Espíritos se os médiuns, na hora das manifestações, permaneciam num estado especial. Os Espíritos responderam que estavam numa espécie de "crise", tanto que isto gerou o termo "crisíaco".

Mas naquele tempo, a psicologia ainda não usava o termo "transe", que é uma corruptela de uma situação "transacional", que passa de um estado para outro, no caso, de um estado mental. Hoje se sabe que o chamado "transe" é um estado alterado da consciência, onde há dissociação psíquica, que pode ser superficial (consciente), hipnogógico (semiconsciente) e profunda (inconsciente).

TRANSE MEDIÚNICO: Estado alterado de consciência caracterizado por uma dissolução parcial dos limites do ego, concomitantemente a uma profunda identificação com outra consciência (extracorpórea), a qual irá se manifestar através do corpo físico do médium. (Segundo GROF – 1994). O transe mediúnico seria um entre os muitos tipos de estado alterado de consciência, onde duas consciências (uma corpórea e uma extracorpórea) se fundem numa só, de comum acordo e com finalidades específicas.

JÁ NO TRANSE PARA ORIXÁ: Os olhos se abrem, mas não suportam a luz forte, as pupilas estão anormalmente dilatas ou contraídas. O uso da palavra é limitado a alguns sons indistintos, a expressão do rosto é ausente, atônita. O pulso e o ritmo cardíaco podem estar acelerados ou lentos demais; a respiração é instável, a deglutição é muito difícil e a diurese é suspensa. A sensibilidade tátil não desaparece, mas a sensação de dor está ausente. Esse é o conjunto de sensações e reações característico de uma pessoa, a quem o Orixá tomou posse do corpo. A duração do transe é sem tempo determinado, pois há modificação das condições fisiológicas, inibindo funções essenciais como a deglutição e a diurese, gera um desgaste físico intenso, que não permite um transe de longa duração.

O transe para com o Orixá é diferenciado do transe da incorporação de Entidades da Umbanda, pela definição de cada um podemos perceber a diferença. O Orixá no Candomblé não é santo cristão, Ogum não é São Jorge, Iemanjá não é sereia. Não é Espírito, nem Entidade. Na África, o culto a Orixá é regional, sendo que cada cidade cultua fortemente um Orixá e todos daquela cidade são iniciados para aquele mesmo Orixá, sejam homens ou mulheres.

Orixás são vibrações de magnetismo energético que atuam mais fortemente em certos ambientes da natureza (cada Orixá representa uma força da natureza). Orixá é a própria natureza. São as Divindades que influenciam, através de suas irradiações, a vida de todos os seres. Influencia esta que se percebe através da glândula Pineal, que adquire uma nova função de interconexão com estes campos energéticos mais ativos. Quando nos interconectamos com Eles (Orixás), não só sentimos mais proximidade, como também, mais gradualmente, teremos mais conexão entre todos os nossos sentidos, incluindo nossas memórias e esclarecimentos de vida, propósitos e caminhos de experiência.

Diferente da entidade de Umbanda, Orixá não é um espirito que teve uma passagem conosco em outras vidas, hoje não reencarna mais e nos usa através dos pontos de força para a comunicação e a prática da caridade, auxiliando aqueles que lhe pedem ajuda. Não se incorpora Orixá, porque ele não vem de outras dimensões e se agrega ao nosso corpo, Orixá é seu princípio de existência, portanto não é algo externo que chega, e sim algo interno que com o processo da iniciação desabrocha.

Logo podemos sintetizar dizendo que o transe com entidades de Umbanda é mediúnico e acontece para que exista uma comunicação oral efetiva entre os espíritos manifestados e as pessoas que ali estão. Trata-se da tradicional incorporação, aonde o corpo astral da entidade interpenetra o corpo astral do médium. Como a palavra mesmo define, soma-se ao médium o conhecimento e habilidades da entidade, enquanto no transe existe uma ocupação onde Orixá usa o corpo e os sentidos do médium (Elegum).

Trata-se de um fenômeno da natureza sem nada de sobrenatural. De suma importância ressaltar que a mediunidade não é propriedade dos espíritas, ou seja, não foi inventada por Allan Kardec — os Decodificadores do Espiritismo como muitos ainda creem. Seria como afirmar perante a ciência que o inconsciente é propriedade dos psicanalistas, dado ao fato de Sigmund Freud — O Pioneiro da Psicanálise, ter estudado o inconsciente, assim como o Ego (centro da consciência) e o Self (si mesmo) não são propriedade exclusiva de Carl Gustav Jung. 


Autor desconhecido


Fonte pesquisa:
» UMBANDA – Apostila Comunidade da Pedra Branca
» Umbanda e Neurociências: a influência dos estímulos sensoriais do ritual
na indução do transe mediúnico, Carlos Augusto Trinca Morini, PUC-SP
» O LIVRO DOS ESPÍRITOS - por ALLAN KARDEC – tradução de José Herculano Pires Índice Geral outubro 13, 2007 por Liz Bittar
» MECANISMOS DA MEDIUNIDADE - Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira. 11º livro da Coleção. “A Vida no Mundo Espiritual”. Ditado pelo Espírito. André Luiz





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17/04/2022

Orixás


Muito temos estudado ao longo do tempo sobre os Orixás e ainda muita dúvida existe a respeito do tema em questão. A palavra Orixá significa ORI: Alto, cabeça ou o que está em cima e IXA: Luz, iluminado, assim podemos interpretar que ORIXÁ significa “AQUELE QUE ILUMINA NOSSOS PENSAMENTOS”

Os primeiros registros do culto aos Orixás têm como referência a África, berço da cultura negra tão oprimida pelo histórico da escravidão. Lá, diferente do que vemos aqui no Brasil, os Orixás não eram tão humanizados como notamos nos dias de hoje e a ritualística envolvendo os mesmos era disciplinada e mantida na cultura de tradição, ou seja, passada pelos antepassados sucessivamente aqueles que os precederiam em sua jornada religiosa.

Como citamos acima, reparamos nos dias de hoje muitos desejando serem donos da verdade suprema e vale lembrar que no que tange a lei divina o homem e o próprio meio onde vive está sempre em plena evolução, digo isso pois o sentido sagrado dos Orixás ficou muito comparado ao meio onde o ser vive, atribuindo-se a qualidade do Orixá ao temperamento emocional de seus supostos “filhos e filhas”.

Como exemplo podemos citar: “Sou briguento por ser filho de Ogum” ou ainda “As mulheres que choram por qualquer coisa tendem a ser filhas de Oxum” e por ai vai colocando algo sagrado na condição do profano infelizmente, mas isso se dá devido a falta de compreensão e estudo detalhado dos cultos e principalmente da qualidade dos Orixás, além claro do preparo dos médiuns despreparados que ingressam em determinadas casas que não apoiam o estudo da Umbanda.

Orixás, antes de mais nada, são qualidades divinas, ou seja, ligadas a Deus e nestas qualidades se destacam sete, que são cultuadas no movimento Umbandista. São elas: A Fé, o Amor, o Conhecimento, a Justiça, a Lei, a Evolução e a Geração divina. Cada uma destas qualidades compõem uma força ligada a determinada função energética que Deus exerce sobre o homem e toda criação divina.

Quando falamos de fé lembramos de Oxalá, que rege a crença de cada um em sua jornada evolutiva, não adianta desejarmos algo se não acreditamos que podemos alcançá-lo, da mesma forma, não adianta estarmos ligados a um credo religioso se não aprendemos a crer ou a acreditar. Oxalá rege a ligação entre o homem e Deus, é aquele que nos estimula a encontrarmos Deus dentro de nós mesmos, a não desistirmos diante dos obstáculos da lei do carma natural, isso se chama fé. Oxalá tem atuação em nosso chacra coronário.

O Amor divino é regido por Oxum, ainda pouco compreendido, não nos referimos ao amor carnal, ou seja, entre homens e mulheres, mas sim, ao amor universal, onde compreendemos que somos todos irmãos e como irmãos, Oxum desperta em nós o senso de solidariedade, de perdão, de compaixão pelo nosso semelhante, Amor que “cobre a multidão dos seus pecados”, Amor que nos renova as forças e sempre nos dá esperanças de um novo recomeçar. Oxum atua sobre nosso chacra cardíaco.

Oxóssi, é o sustentador natural da vegetação, que nos remonta à cura divina, na natureza encontramos uma grande variedade de forças energéticas que ainda desconhecemos, atuando a mesma tanto para cura de nosso corpo físico, quanto espiritual. Na natureza também encontramos um campo energético absorvedor natural das cargas nocivas das “formas pensamento” geradas pelos seres em desequilibro tanto encarnados como desencarnados. Por reger nosso chacra frontal, Oxóssi também atua em nosso pensamento e eventualmente estimula o nosso aprendizado em geral.

Xangô podemos de forma simples interpretar como o aplicador da Justiça Divina ou, ainda, a lei de causa e efeito a que todos nós estamos expostos pelos nossos atos e pensamentos. Se “não cai uma folha de uma árvore, sem que Deus o saiba”, Xangô vigia nossos passos dando através das leis de Deus um direcionamento em nossas vidas. Tiramos como exemplo Moisés quando recebeu do alto os 10 mandamentos, ali se balizava a Justiça de Deus dando direcionamento para o homem alcançar sua evolução. Xangô vibra sua força através de nosso chacra umbilical.

Ordenação é a qualidade regida por Ogum, ou seja, na criação divina tudo tem tempo e hora certa para acontecer, nada vem quando desejamos, mas sim, quando estamos preparados e para nos encontrarmos preparados tudo tem que estar em ordem. Ogum também atua na organização energética de nosso planeta envolvendo as matas, os rios, os mares, ou seja, tudo o que foi criado por Deus. Cada coisa está em seu devido lugar, esta energia que ordena e organiza todos os eventos da criação e das criaturas chama-se Ogum. O chacra Laríngeo é regido por Ogum.

Evolução, ou passagens de níveis vibratórios são regidos por Omulu, ainda tão mal compreendido dentro da Umbanda, sendo comparado com o Orixá das doenças e pestes, por ter seu campo de forças no cemitério. Quando falamos de morte, não podemos ter nossa mente voltada somente para morte física, mas sim para morte ou anulação de inúmeros defeitos que trazemos em nossos espíritos e que através da bênção da reencarnação temos oportunidade de corrigi-los. Omulu, é a força divina que nos estimula a evoluirmos sempre, aumentando assim nosso padrão vibratório. Vale lembrarmos que a doença também é uma oportunidade de crescimento para o ser, pois a dor transforma. O chacra que é estimulado por Omulu é o chacra esplênico.

A Criação Divina é regida por nossa mãe Iemanjá, um dos Orixás mais festejados na Umbanda. Gerar, dar vida, esta é uma das funções de Iemanjá, pois a criatividade, desde a criação do mundo, envolve o ser. Encontramos esta força divina atuando no meio científico, acadêmico, humano e religioso. Para mudar opiniões são necessárias palavras novas e para gerar palavras novas é preciso ter inspiração divina, fator que é regido por Iemanjá. Tem seu campo de forças nos mares, pois lá se desenvolvem um infinito ciclo de vida. O chacra estimulado por Iemanjá é o básico.

Vale lembrar que existem duas qualidades de Orixás:

ORIXÁS MAIORES, ou seja, a qualidade geradora divina, que nunca incorporam em médium algum;

ORIXÁS INTERMEDIÁRIOS, ou seres manifestadores destas qualidades divinas, que atuam dentro da vibração do Orixá Maior e, sim, estes são os que se manifestam nas Engiras de Umbanda.

O sincretismo religioso não veio da África, mas sim foi criado no Brasil através do movimento de Cabula, oriundo dos negros que eram obrigados a participarem da missas dominicais e que através das imagens católicas nos altares encontraram semelhanças com as qualidades dos Orixás.

Orixá não tem forma, é energia. As imagens que vemos nos altares são pontes de ligação vibratória para aqueles que ainda precisam de referência energética para se ligarem ao divino. Dentro deste sincretismo encontramos:


OXALÁ, sincretizado com JESUS CRISTO

OXUM, sincretizada com NOSSA SENHORA DO CARMO

OXÓSSI, sincretizado com SÃO SEBASTIÃO

XANGÔ, sincretizado com SÃO JOÃO

OGUM, sincretizado com SÃO JORGE

OMULU, sincretizado com SÃO ROQUE

IEMANJÁ, sincretizada com NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

IANSÃ, sincretizada com SANTA BÁRBARA

(Pode haver variação de acordo com a Região)


Com este breve estudo, esperamos de forma simples termos esclarecido um pouco mais sobre o tema Orixás e, também, assim esperamos, quebrar certos preconceitos, lembrando que o estudo é base fundamental dentro de qualquer religião.

Géro Maita



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