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26/09/2021
Curiosidades sobre Exu
25/09/2021
O Religioso Hipócrita
No entanto, o tipo de pessoa que mais Jesus criticou em sua época foi o fariseu, ou seja, o religioso hipócrita.
O hipócrita está em todas as denominações, seja ele católico, evangélico, espírita, budista, islâmico, ou qualquer um. O religioso hipócrita é o pior tipo de todos, pois nunca sabemos o que ele é de verdade. Os ladrões sabemos que roubam, as prostitutas fazem sexo abertamente por dinheiro, os ateus são sinceros ao declararem sua descrença em Deus e no sagrado, os traficantes de drogas vendem entorpecentes. Mas o religioso hipócrita finge ser uma coisa que não é. Transmite uma imagem de moral, de santidade, de amor ao próximo, mas é, em verdade, um aproveitador da fé alheia.
São como os “sepulcros caiados”, a “raça de víboras” como chamou Jesus, nunca sabemos quem são de verdade. O ladrão, a prostituta e o ateu ao menos têm coragem de ser o que são… mas o religioso hipócrita não tem coragem de ser o que é. O religioso hipócrita demonstra ser uma coisa, mas é outra.
Sob os holofotes ele fala de Jesus, de paz, de perdão e dos valores cristãos mais elevados, mas nas sombras, quando ninguém está olhando, ele conspira, manipula, tem ódio e tenta tirar vantagens. Ele se vale da crença das pessoas para explorá-las, para ganhar alguma coisa.
O religioso hipócrita é, ainda, como o traficante de drogas, pois deixa o povo entorpecido e apático com seus discursos bonitos, suas manipulações e seu fanatismo, da mesma forma que, tal como a droga, cria um mundo ilusório onde seus fiéis afundam e definham.
Assim, o religioso hipócrita, o fariseu dos nossos tempos, é o pior tipo de pecador. É ladrão, prostituta, ateu e traficante de drogas ao mesmo tempo. Talvez seja por isso que ele tanto ataca estes três. Ele não gosta muito de concorrência.
Mas o diabo certamente gosta muito mais do religioso hipócrita, pois este – muito mais do que o ladrão, a prostituta, o ateu e o traficante – faz um serviço muito valioso para as trevas: desvia os buscadores do caminho de Deus e os leva ao caminho da perdição.
Hugo Lapa
05/09/2021
A Umbanda Antes de Zélio de Moraes
Segundo Guilherme Watanabe, sacerdote umbandista e historiador que pesquisa a religião, pode-se atribuir a Zélio Fernandino a institucionalização da umbanda, mas outros nomes, como Pai Gavião, Luzia Pinto e Juca Rosa também precisam ser lembrados.
O espírito Pai Gavião aparece nos relatos de um correspondente do jornal Correio Paulistano enviado a São Roque (SP) para investigar uma insurreição de escravos em 1854. Segundo o repórter, Pai Gavião encarnava em José Cabinda, líder de um grupo de escravizados que pretendia se rebelar. Cabinda era o grão-mestre do que o jornal chamava “maçonaria negra” e realizava rituais – que reuniam “grande quantidade de escravos e livres” – nos quais dançava e cantava com uma “linguagem ininteligível”, enquanto assistentes tocavam um “instrumento feito de cabaças com cabo de pão e chocalhos”.
No Rio de Janeiro da década de 1870, o “feiticeiro” Juca Rosa, descrito como um “negro inteligente e retinto” em crônica do livro História da Polícia do Rio de Janeiro, de 1944, ficou famoso por receber mulheres da alta sociedade em cerimônias mágico-curativas, com influência das magias europeias, em que também dançava e incorporava espíritos.
Já Luzia Pinta era uma sacerdotisa tradicional no Brasil do século 18. Nascida na África Central, atual território da Angola, ela foi acusada de feitiçaria em 1739 e enviada para Portugal, onde foi julgada pela pelo Tribunal de Inquisição de Lisboa e enviada aos calabouços do Santo Ofício em 1742. Os textos do processo descrevem rituais – com uso de vegetais, fumos e riscos no chão que marcavam a presença de antepassados – semelhantes aos que ainda se praticam hoje em dia.
Há um exemplo substancial da presença de diversas, talvez, da maioria, das características fundamentais das práticas umbandistas em um culto documentado bem antes do período designado pelos adeptos e estudiosos da Umbanda como sendo o do nascimento da religião. Trata-se de um CALUNDU do período colonial, termo este utilizado para se referir de maneira genérica aos primeiros e diversos cultos em solo brasileiro envolvendo sincretismo de elementos religiosos negros, indígenas e europeus. Este caso descrito por Mott - 1994 e retomado por Silveira - 2006, ainda não foi considerado em nenhum trabalho que conheço a respeito da Umbanda.
Luzia Pinta foi a protagonista de um calundu-angola que funcionou na Vila de Sabará, em Minas Gerais, entre os anos 1720 e 1740 – era, portanto, um culto bem estruturado, pois funcionou durante duas décadas. Luzia era angolana, nascida escrava e trazida ainda criança e já batizada para o Brasil, onde viveu na Bahia até 20 anos de idade, mudando-se depois para Minas Gerais. Aos 30 anos de idade comprou sua alforria e pode estabelecer-se em Sabará, onde organizou seu calundu. A existência de documentação suficiente a uma boa descrição de suas práticas deve-se ao fato dela ter sido presa, interrogada e torturada pela Inquisição em Lisboa, para onde foi transportada em 1741-2. Os depoimentos das testemunhas do seu processo trazem descrições muito importantes sobre o funcionamento do culto e sobre as possíveis entidades que atuavam com Luzia (Mott 1994; Silveira 2006).
As cerimônias organizadas por Luzia eram abertas ao público e frequentadas por negros e brancos, e eram acompanhadas de cantos e toques de atabaques. Os objetivos relatados das reuniões eram a purificação da comunidade, a cura de doenças ou malefícios e a realização de adivinhações esclarecedoras. A música e a dança começavam até que Luzia entrava em transe, quando então era paramentada com as roupas da entidade incorporada. Sim, ela trabalhava com diferentes entidades e também faziam parte de seus ritos de cura missas para Santo Antônio e São Gonçalo, e em algumas ocasiões ela também aparecia vestida como um anjo (Mott 1994; Silveira 2006). Esses dois aspectos, a influência do cristianismo e a capacidade de incorporar diferentes categorias de entidades, são marcantes na umbanda tal como a entendemos hoje, sem falar da música percussiva, da dança ritual e dos objetivos das sessões. A partir das descrições das roupas e utensílios utilizados por Luzia, Silveira (2006) propõe uma interpretação sobre as entidades que ela recebia:
Este conjunto de dados sugere portanto que Mameto Luzia, além do anjo, tinha a capacidade de incorporar entidades de diferentes ordens, tanto ancestrais quanto divindades. Nesse sentido, a descrição dos figurinos de Luzia indica que ela devia provavelmente receber um caboclo, mas também os inkisses Kaiongo e Inzaze. O que aliás não surpreende, porque não é muito raro que sacerdotes de grandes tradições sejam capazes de incorporar dois, três ou mais espíritos distintos. (Silveira 2006: 226)
Não apenas não é surpreendente, mas é comum entre os médiuns de umbanda o trabalho com diferentes entidades. Grande parte deles recebem ao menos duas categorias de espíritos (um caboclo e um preto velho; um caboclo e um exu; um preto velho e um exu; etc.), e alguns chegam a receber várias entidades de acordo com a ocasião (inclusive duas numa mesma sessão), variando também a natureza das entidades, entre espíritos desencarnados e divindades, tal qual Luzia Pinta.
A ideia de uma edificação orientada da religião por um grupo de pessoas bem determinado num período específico dificulta e até mesmo impede a percepção de um processo de constituição bem mais caótico e prolongado do que sugere um momento fundador, processo no qual lentamente se formam as condições imaginárias, culturais, sociais e espirituais para a emergência da umbanda. Não me parece sensato dispensar análises mais cuidadosas e bem embasadas sobre o período anterior à entrada em cena dos intelectuais umbandistas de classe média influenciados pelo kardecismo, como tem sido constantemente feito entre os adeptos e estudiosos da umbanda. Ora, se em 1720 já existia no Brasil um culto sincrético de elementos africanos, portugueses e indígenas voltado ao atendimento de um público indiscriminado, no qual eram realizadas curas, limpezas espirituais e adivinhações acompanhadas por música percussiva e danças, com a presença de entidades de diferentes categorias, como afirmar que a umbanda nasceu em 1908, ou na virada do século XIX para o século XX?
Não são poucos os estudiosos que vêem na umbanda branca o início da umbanda como um todo complexo. Na verdade há quase um consenso sobre isso, muito prejudicial a meu ver. Por sinal, de todos os autores que estudam a religião e que tenho citado neste texto, somente Ligiério e Dandara (1998) têm uma perspectiva diferenciada, que valoriza igualmente diversas vertentes e dinâmicas de formação da umbanda, divididas em tradições orais – ameríndia, kongo e iorubá –, tradições escritas – católica portuguesa e espírita kardecista – e outras tradições – onde incluem os malês, a maçonaria, o orientalismo, os ciganos, o vegetalismo e a medicina popular. A influência dos intelectuais umbandistas é, como em nenhum outro trabalho, relativizada. Outros autores também se referem a diferentes correntes de formação cultural da umbanda, porém sempre de maneira simplista, muitas vezes repetindo preconceitos já bastante estabelecidos na literatura antropológica, como aqueles referentes aos negros bantos, que seriam incapazes de estabelecer cultos complexos e organizados, além de não possuírem divindades próprias, mas somente culto aos antepassados:
No início do século XIX a macumba era ritualmente pobre e muito próxima da estrutura do culto praticado pelos bantos, no qual invocavam os espíritos dos antepassados tribais. Os orixás nagôs ainda não haviam assumido um papel mais importante no culto. Foram lentamente introduzidos a partir do crescimento do prestígio do candomblé. (...) A primitiva macumba, longe de ser um culto organizado, era um agregado de elementos da cabula, do candomblé, das tradições indígenas e do catolicismo popular, sem o suporte de uma doutrina capaz de integrar os diversos pedaços que lhe davam forma. É deste conjunto heterogêneo que nascerá a umbanda, a partir do encontro de representantes da classe mais pobre com elementos da classe média egressos do espiritismo kardecista. Foi este último grupo que se apropriou do ritual da macumba, impôs-lhe uma nova estrutura e, articulando um novo discurso, deu início ao processo de legitimação. (Oliveira 2008: 76)
Então quer dizer o autor que todos os cultos dos negros bantos, inclusive a macumba e os calundus e candomblés-angola, eram ritualmente pobres e sem divindades próprias, tendo que esperar a chegada dos orixás iorubás para ter algum deus? Além disso, a macumba não passaria de um agregado de elementos variados de diversas procedências, sem nenhuma sistematização mitológico-ritual, tendo que esperar os arautos da classe média kardecista para que passasse a ser um culto relativamente organizado, já sob o nome de umbanda?
Poderíamos então supor que não existiu nenhum religioso de origem banto sério o suficiente para manter um culto que não fosse um oba-oba, e que também entre as casas desses cultos primitivos não houve qualquer tipo de articulação, de rede social? É realmente preocupante como interpretações completamente distorcidas da realidade de toda uma parcela da população negra podem ser repetidas incansavelmente ao longo de décadas, enquanto o papel tardio de um pequeno grupo de indivíduos brancos (os intelectuais umbandistas) é tomado como única referência válida na análise da história da umbanda.
Assim, o peso atribuído por Birman (1985[b]), Brown (1985), Concone e Negrão (1985), Giumbelli (2002), Oliveira (2008), Ortiz (1999) e Seiblitz (1985) à relação entre o grupo responsável pela institucionalização da religião com o projeto político-cultural nacionalista de Vargas através da fundação de federações umbandistas deve ser tratado de forma mais cuidadosa. Isso por que, mesmo que tal relação tenha trazido modificações profundas nos modos de fazer religioso de determinados grupos umbandistas, outros segmentos do culto como hoje o entendemos continuavam a exercer suas práticas e crenças paralelamente ao grupo mais intelectualizado e preocupado com a legitimidade da umbanda no campo religioso brasileiro. Exemplos disso são a própria quimbanda, as diversas macumbas que provavelmente não se integraram ao movimento de institucionalização-nacionalização, e os outros cultos que se mesclaram ao longo do tempo com o universo umbandista, tendo hoje suas fronteiras regidas mais por opções pessoais do que por dinâmicas amplas de grupo, como a jurema, o catimbó, o vegetalismo, a wicca e outros.
Observando as fronteiras de uma nuvem: considerações finais
Para compreender a complexidade submersa sob a articulação entre intelectuais umbandistas e o projeto político-cultural nacionalista de Vargas, tomo como exemplo mais claro a quimbanda. Ora, na época em que foi empreendida essa articulação política e identitária-discursiva para legitimar socialmente a umbanda, um dos principais desafios dos intelectuais envolvidos nesse processo era afastar física e simbolicamente da religião umbandista todas as práticas que se assemelhassem aos rituais bárbaros e primitivos da magia negra, designada como quimbanda, significando o oposto da umbanda, a magia branca e pura. Foi assim estabelecida uma oposição simbólica derivada da dicotomia cristã “Bem X Mal” entre duas modalidades de culto, uma trabalhando com os caboclos, pretos velhos e crianças (entidades de luz), e a outra com os exus e pombagiras (entidades das trevas). Este tipo de procedimento é conhecido nos estudos sobre identidade como o estabelecimento de um exterior constitutivo, lógica da criação discursiva das fronteiras que separam nós dos outros, os quais, por serem apontados como outros distintos de nós, acabam por delimitar o nós, através do que nós não somos (Bourdieu 2007; Cuche 2002; Hall 2000; Silva 2000; Woodward 2000).
Esta oposição entre umbanda e quimbanda foi um motivo para inúmeras controvérsias ao longo do século XX entre os umbandistas (entendidos agora como a totalidade do grupo, e não apenas os da umbanda branca). Enquanto aquelas casas e indivíduos mais próximos ao kardecismo, mais ocidentalizados, renegavam a presença dos exus em seus cultos, outros grupos afirmavam (e afirmam, pois tal polêmica ainda não teve fim) a indispensabilidade dos exus, associados às demais entidades, para um bom funcionamento dos trabalhos e para a defesa das casas e médiuns, e outros ainda – os conhecidos como quimbandeiros – trabalhavam e trabalham apenas com os exus.
O interessante nessa história toda é que, hoje em dia, como demonstram diversos livros de autores umbandistas – incluindo os mais renomados atualmente, como Rivas Neto (1996) e Rubens Saraceni (2002 e 2004) –, revistas e sites sobre umbanda, os exus e pombagiras estão plenamente incluídos no universo umbandista, constituindo o que se tem chamado linha de esquerda ou povo da rua; a quimbanda agora é uma parte constitutiva de um universo maior denominado umbanda. Essa aceitação da quimbanda como intrínseca à umbanda, embora não seja total, pois existem casas que ainda dizem não trabalhar com exus, aconteceu processualmente, o que impede que se precise um momento exato para tanto. Além disso, ela é bastante ilustrativa daquilo para que venho chamar a atenção: partindo do dado contemporâneo da aceitação da umbanda como um universo complexo e plural constituído de diversas escolas, um “ecossistema de idéias religiosas” (Ligiério; Dandara 1998), como seria possível entender o processo de constituição desse universo a partir da referência exclusiva ao momento fundador de uma variedade de culto organizada por um grupo restrito (mesmo que influente) de indivíduos num determinado momento, quando ocorre a articulação entre intelectuais umbandistas e o projeto político-cultural nacionalista?
Será que os quimbandeiros, os macumbeiros, os catimbozeiros, os juremeiros, os ayhuasqueiros e praticantes de outras variedades rituais que numa visão complexa da umbanda passaram a fazer parte de seu universo, mesmo mantendo cultos e características específicas, foram todos vinculados aos ideais nacionalista, cientificista e evolucionista na época da institucionalização da umbanda? Sugiro que a articulação política-identitária com esses valores tenha sido obra apenas dos intelectuais responsáveis por um movimento que não corresponde hoje e nem correspondia na época à totalidade do universo de crenças e práticas que hoje denominamos umbandistas. Ora, e é justamente sobre esse fragmento do processo de constituição da umbanda (o período, os atores e os locais da institucionalização) que recaem todas as pesquisas a que já tive acesso que buscam datar um nascimento da religião propriamente dita. Há um marco temporal-espacial (físico e simbólico) relativamente bem delimitado que separa o que é chamado genericamente de macumbas (sobre as quais nenhuma ou poucas referências mais aprofundadas são feitas) ou baixo-espiritismo do momento em que surgiu efetivamente a umbanda.
Reafirmo que não estou querendo dizer que não houve uma grande virada, uma transformação importante no universo da umbanda mediante a influência dos grupos de intelectuais da classe média oriundos do kardecismo e da modalidade de culto organizada por eles. O que defendo é que essa modalidade de culto, conhecida como umbanda branca ou pura, não pode emprestar a história de sua constituição, seu mito de fundação, suas crenças e práticas a uma compreensão da totalidade do complexo fenômeno umbandista, como vem sendo feito indiscriminadamente por adeptos da umbanda e, o que me parece ainda mais preocupante, por estudiosos que poderiam aprofundar suas pesquisas em perspectivas não consensuais sobre esse universo.
Ou seja, parece-me impossível interpretar dinamicamente o todo, o universo umbandista, dando ênfase analítica quase que exclusiva a um dos fragmentos constituídos por uma lógica identitária, como vem ocorrendo entre estudiosos e adeptos da umbanda em relação à umbanda branca – mesmo que este grupo tenha adquirido uma proeminência social, política, cultural e histórica inigualável. O que proponho então é justamente uma mudança de ênfase no plano analítico, deslocando a interpretação da história e das características sócio- culturais-espirituais da umbanda de um grupo específico organizador de uma identidade, que se tornou em certo sentido dominante (a umbanda branca organizada inicialmente no Rio de Janeiro), para o processo longo, complexo e descentrado de constituição da nuvem de sentimentos, práticas, objetos e memórias que hoje chamamos de umbanda. A vantagem de uma mudança de postura metodológica dessa ordem é que ela não significa absolutamente o apagamento, a negação, a exclusão daquilo que já foi pesquisado a partir da umbanda branca, nem tampouco do peso efetivo que tal grupo exerceu e exerce na história umbandista. O que acontece é que essa importância, antes tida como única merecedora de análises aprofundadas, passa a ser integrada numa concepção mais ampla, menos redutora, do universo umbandista.
Pesquisado por Ednay Melo
Fontes bibliográficas:
National Geographic Society
Revista de Estudo da Religião - PUC-SP
15/08/2021
Linhas de Trabalhos e Linhas Auxiliares de Trabalhos na Umbanda
Guias de Umbanda são os trabalhadores da Umbanda, que prestam a caridade junto aos seus médiuns ou na contraparte astral do Terreiro, com obediência às regras, doutrinas e fundamentos daquela Egrégora. São todos eles espíritos que já reencarnaram na terra, portanto, todos estão em processo evolutivo.
Diferença
básica entre Linha e Falange:
Linha: É um grupamento de espíritos que
se apresentam com a mesma aparência fluídica. Ex.: Linha dos Caboclos.
Falange: É composta por espíritos da
mesma linha, onde um deles tem o grau de comando. O nome da Falange,
geralmente, é o mesmo nome do espírito que está na posição de comando. Ex.:
Falange do Caboclo Sete Flechas.
Mais um exemplo: Todos os espíritos da
linha caboclos que se apresentam na Falange do Caboclo Sete Flechas utilizam o
nome simbólico do Caboclo Sete Flechas, porém são espíritos diferentes.
Dividimos todos os Guias em Linhas de
Trabalhos da Umbanda e em Linhas Auxiliares de Trabalhos da Umbanda:
Linhas
de Trabalhos da Umbanda |
Linhas
Auxiliares de Trabalhos da Umbanda |
Caboclos Pretos Velhos Ibejis ou Crianças |
Povo do Oriente Povo Cigano Marinheiros Mestres da Jurema Caboclos Boiadeiros Exus e Pombas Giras |
As linhas de trabalhos da Umbanda são
formadas pelos Guias que estão presentes na religião desde o princípio, deram
valiosa contribuição para a formação e o entendimento da religião. Os demais
Guias que formam as Linhas Auxiliares aderiram à religião como trabalhadores ao
longo do tempo, pois a Umbanda é aberta a todos sem distinção, desde que
desejem sinceramente levar a bandeira de Oxalá no trabalho em benefício do seu
próximo. Particularmente na nossa Casa, na Tulca, aderiram aos nossos cultos os
Mestres da Jurema, são Mestres Juremeiros que também trabalham na Umbanda e,
como todos os Guias, são disciplinados e respeitam a Doutrina da Casa que os
acolhe. Os demais trabalhadores das Linhas Auxiliares citados no quadro acima,
geralmente são cultuados na maioria das Casas de Umbanda, bem como a Falange
dos Baianos, Malandros, Boiadeiros, etc.
Do livro Umbanda Luz e Caridade - Ednay Melo
11/08/2021
Sacrifício de Animais não é Umbanda
É comum ouvirmos dos irmãos seguidores das religiões que fazem o ritual do abate de animais se referirem a nós, que não praticamos este ritual, de hipócritas, pois ingerimos a carne dos animais nas nossas refeições e no entanto, criticamos esta prática.
Responderemos a esta colocação com humildade e pacificidade, somente a termos de esclarecimento:
Existe uma enorme diferença entre utilizar a carne animal para satisfazer as necessidades fisiológicas e utilizar para fins de magia espiritual, é questão de energia.
O sangue do animal está impregnado de fluidos vitais e o ambiente do abate mantém fortes impressões da dor do sofrimento que este animal vivenciou durante o sacrifício. Logo, a energia que envolve este sangue é energia preferida dos espíritos que têm sede de fluidos vitais, que são os espíritos que estão na escala inferior da evolução, que não se desapegaram do mundo material e estes fluidos os ajudam a se manterem no planeta, sugando, vampirizando não só o fluido vital do animal, mas a pessoa que faz a prática de imolação. Eles mantêm um processo obsessivo para convencer cada vez mais a estas pessoas fazerem este ritual, para mantê-los “vivos” entre os encarnados. A impressão de dor que o animal deixou no ambiente do abate, é outro fator que atrai muitos espíritos que têm este mesmo sentimento de dor ou que se comprazem com a dor do outro, encontrando neste ambiente fluidos que os ajudam em suas práticas malignas.
Vocês podem perguntar o porquê isto não acontece quando ingerimos a carne animal. Simplesmente porque não tem um pensamento direcionado para o plano espiritual, simplesmente porque não há magia em uma simples refeição. Magia é a utilização de elementos materiais para fins espirituais, que se movimenta com a força do pensamento.
Ainda há críticas aos que não praticam sacrifícios de animais, se referindo que nós umbandistas utilizamos os elementos vegetais, que também têm vida, têm fluidos vitais. Sim, os vegetais têm fluidos vitais, mas não têm pensamentos nem sentimentos, e os seus fluidos vitais não satisfazem a necessidade dos espíritos vampirizadores. Os vegetais têm fluidos próprios da natureza, que vêm para as nossas mãos e a ela retornam, sem agredir nem causar danos a nenhuma consciência.
Enfim, a Umbanda entende o ritual de sacrifício de animais uma prática desnecessária e que compromete ainda mais estes espíritos equivocados que buscam por sangue vital, a fim de compensar o seu desequilíbrio. Abater animais para fins espirituais é faltar com a caridade com estes espíritos, é incentivar processos obsessivos, é causar danos à consciência animal que desencarna de forma violenta e é promover um cenário repugnante de morte e dor, que os espíritos compromissados com o Bem não participam.
04/08/2021
Preces Umbandistas
PAI NOSSO UMBANDISTA
Pai Nosso que estais nos céus, nos mares, nas matas e em todos os mundos
habitados;
Santificado seja o teu nome, pelos teus filhos, pela natureza, pelas águas,
pela luz e pelo ar que respiramos.
Que Teu reino, reino do bem, do amor e da fraternidade, nos una a todos e a
tudo que criaste, em torno da sagrada cruz, aos pés do divino salvador e
redentor.
Que Tua vontade nos conduza para o culto do Amor e da Caridade.
Dá-nos hoje o pão do corpo, o fruto das matas e a água das fontes para o nosso
sustento material e espiritual; e a vontade para sermos virtuosos aos nossos
semelhantes.
Perdoa-nos, se merecermos, as nossas falhas e dá-nos o sublime sentimento do
perdão para os que nos ofendem.
Não nos deixeis sucumbir ante as lutas, dissabores, ingratidões, tentações dos
maus espíritos e ilusões pecaminosas da matéria.
Envia Pai, um raio da Tua divina complacência, luz e misericórdia, para os teus
filhos pecadores que aqui habitam pelo bem da humanidade.
Assim seja, em nome de Deus Olorum, de Oxalá e de todos os mensageiros de Luz
da Umbanda.
***
Pai nosso, que estás nas flores, no canto dos pássaros, no coração a pulsar; que estás na compaixão, na caridade, na paciência e no gesto de perdão.
Pai nosso, que estás em mim, que estás naquele que eu amo, naquele que me fere, naquele que busca a verdade.
Santificado seja o Teu nome por tudo o que é belo, bom, justo e gracioso.
Venha a nós o Teu reino de paz e justiça, fé e caridade, luz e amor.
Seja feita a Tua vontade, ainda que minhas rogativas prezem mais o meu orgulho do que as minhas reais necessidades.
Perdoa as minhas ofensas, os meus erros, as minhas faltas. Perdoa quando se torna frio meu coração;
Perdoa-me, assim como eu possa perdoar àqueles que me ofenderem, mesmo quando meu coração esteja ferido.
Não me deixes cair nas tentações dos erros, vícios e egoísmo.
E livra-me de todo o mal, de toda violência, de todo infortúnio, de toda enfermidade. Livra-me de toda dor, de toda mágoa e de toda desilusão.
Mas, ainda assim, quando tais dificuldades se fizerem necessárias, que eu tenha força e coragem de dizer: Obrigado, Pai, por mais esta lição!!!
Que assim seja!!!
***
CREDO UMBANDISTA
Creio em OXALÁ, Onipresente e Supremo;
Creio nos Orixás e nos espíritos Divinos que nos trouxeram
para a Vida, por vontade do majestoso Pai;
Creio nas Falanges Espirituais, que orientam os Homens na vida Térrea;
Creio na Lei da Reencarnação e na Justiça Divina, segundo a Lei do Carma;
Creio na comunicação dos Guias Astrais, encaminhando-nos para a Caridade e a prática
do bem;
Creio na Invocação, na Prece e na Umbanda, como atos de fé e creio na Umbanda,
como religião redentora, capaz de nos levar pelo caminho da Evolução até nosso
Pai OXALÁ.
***
ORAÇÃO AOS ORIXÁS
Deus salve o Grito do grande Rei Xangô, que expulsa de nosso meio médiuns
mentirosos e charlatões!
Deus salve a Espada de Ogum, que corta de nossos caminhos os que alimentam o
ódio e a inveja!
Deus salve a Flecha de Oxóssi, que mata o pássaro da maldade e da traição!
Deus salve as Águas de Oxum, que lava nossos caminhos da mentira e da
falsidade!
Deus salve os Ventos de Iansã, que expulsa os que alimentam pensamentos de
promiscuidade e infidelidade!
Deus salve as Águas de Iemanjá, que lava nossos terreiros dos que alimentam a
falta de amor e respeito ao próximo!
Deus salve as Chuvas de Nanã, que trazem o peso da responsabilidade, afastando
os ociosos e oportunistas!
Deus salve o Cajado de Omulu, que expulsa as doenças do egoísmo e da desordem!
Deus salve Nosso Pai Oxalá, salvaguardando nossa Umbanda daqueles que ainda não
conhecem o verdadeiro sentido da caridade!
DEUS SALVE A NOSSA UMBANDA! … e não desampare os que ainda se arrastam pelos
caminhos da ignorância e da hipocrisia
***
ORAÇÃO AOS ORIXÁS
Que a irreverência e o desprendimento de Exu me animem a não encarar as coisas
de forma como elas parecem à primeira vista e sim que eu aprenda que tudo na
vida, por pior que seja, terá sempre o seu lado bom e proveitoso!
Que a tenacidade de Ogum me inspire a viver com determinação, sem que eu me
intimide com pedras, espinhos e trevas. Sua espada e sua lança desobstruam meu
caminho e seu escudo me defenda.
Que o labor de Oxóssi me estimule a conquistar sucesso e fartura à custa de meu
próprio esforço. Suas flechas caiam à minha frente, às minhas costas, à minha
direita e à minha esquerda, cercando-me para que nenhum mal me atinja.
Que as folhas de Ossain forneçam o bálsamo revitalizante que restaure minhas
energias, mantendo minha mente e meu corpo são.
Que Oxum me dê serenidade para agir de forma consciente e equilibrada. Tal como
suas águas doces – que seguem desbravadoras no curso de um rio, entrecortando
pedras e se precipitando numa cachoeira, sem parar nem ter como voltar atrás,
apenas seguindo para encontrar o mar – assim seja que eu possa lutar por um
objetivo sem arrependimentos.
Que os raios de Iansã alumiem meu caminho e o turbilhão de seus ventos levem
para longe aqueles que de mim se aproximam com o intuito de se aproveitarem de
minhas fraquezas.
Que as pedreiras de Xangô sejam a consolidação da Lei
Divina em meu coração. Seu machado pese sobre minha cabeça agindo na
consciência e sua balança me incuta o bom senso.
Que as ondas de Iemanjá me descarreguem levando para as profundezas do mar
sagrado as aflições do dia-a-dia dando-me a oportunidade de sepultar
definitivamente aquilo que me causa dor e que seu seio materno me acolha e me
console.
Que as cabaças de Obaluaiê tragam não a cura de minhas mazelas corporais, como
também ajudem meu espírito a se despojar das vicissitudes.
Que a vitalidade dos Ibejis me estimule a enfrentar os dissabores como
aprendizado; que eu não perca a pureza mesmo que, ao meu redor, a tentação me
envolva. Que a inocência não signifique fraqueza, mas sim refinamento moral.
Que o arco-íris de Oxumarê transporte para o infinito minhas orações, sonhos e
anseios e que me traga as respostas divinas, de acordo com o meu merecimento.
Que a paz de Oxalá renove minhas esperanças de que, depois de erros e acertos;
tristezas e alegrias; derrotas e vitórias; chegarei ao meu objetivo mais nobre;
aos pés de Zambi maior!
***
PRECE A OXÓSSI
Meu Pai Oxóssi!
Vós que recebestes de Oxalá o domínio das matas, de onde tiramos o oxigênio
necessário à manutenção de nossas vidas durante a passagem terrena, inundai os nossos
organismos com a vossa energia para a cura de nossos males!
Vós que sois o protetor dos Caboclos, dai-lhes a vossa força, para que possam
nos transmitir toda a pujança, a coragem necessária pra suportarmos as
dificuldades a serem superadas!
Dai-nos paz de espírito, a sabedoria para que possamos compreender a perdoar
aqueles que procuram nossos Centros, nossos Guias, nossos Protetores, apenas
por simples curiosidade, sem trazerem dentro de si um mínimo da Fé.
Dai-nos paciência para suportar aqueles que se julgam os únicos com problemas e
desejam merecer das Entidades todo o tempo e atenção possível, esquecendo-se de
outros irmãos mais necessitados!
Dai-nos tranquilidade para superarmos todas as ingratidões, todas as calúnias!
Dai-nos coragem para transmitir uma palavra de alento e conforto àqueles que
sofrem de enfermidades para as quais, na matéria, não há cura!
Dai-nos força para repelir aqueles que desejam vinganças e querem a todo custo
magoar seus semelhantes!
Dai-nos, enfim, a Vossa proteção e a certeza de que quando um Caboclo, num
gesto de humildade, baixar até nós, ali estará a Vossa vibração!
***
PRECE A OXÓSSI
Oh caçador! Guerreiro de uma única flecha. Rei das Matas, Rei da Umbanda. Pai
da Inspiração e da Esperança, dai-me as bênçãos da prosperidade e inspira-me os
pensamentos do bem.
Ajuda-me no sustento da minha fé; a fim que possa cumprir com minhas obrigações
e meus deveres neste mundo.
Indica-me com sua flecha sagrada os verdadeiros caminhos da prosperidade.
***
ORAÇÃO AOS CABOCLOS
Salve amada linha dos Caboclos, salve todos os espíritos que se dignam dar-nos
vossa salutar proteção e amparo. Que vossas bênçãos possam chegar a mim pura
como as águas cristalinas, fortes como os ventos bravios, concretas como a
Terra e suas antigas rochas, e que iluminem meu caminho com as chamas do fogo
ancestral e antigo. Que nenhum mal tenha poder sobre mim, nenhuma pestilência
chegue a mim, nenhum mau-olhado, mau agouro, tristeza, doença ou miséria
cheguem a mim e aos que eu amo. Que meu coração e minhas intenções sejam por
vós vistas, e as bênçãos me cheguem de acordo com meu merecimento perante à
sabedoria Sagrada. Muito obrigado. Que assim seja e assim será!
***
ORAÇÃO AOS PRETOS VELHOS
Amado(a) Preto(a) Velho(a),
De joelhos peço a vossa presença ao meu lado direito e que através do meu lado
sagrado, vós possais auxiliar-me e amparar-me neste momento de minha vida.
Peço ao senhor(a) que me equilibre energeticamente e acalme meu coração, para
que equilibrado eu possa direcionar meus pensamentos e escutar as vossas
palavras através do meu eu interior. Os meus desejos e pensamentos já foram
registrados nas telas vibratórias divinas e já estou sendo irradiado pelas
esferas afins com meu estado de espírito ao qual me encontro nesse momento.
Em sua imensa luz e sabedoria, interceda por mim, para que eu possa ser
auxiliado pelas hierarquias de luz a qual estou ligado.
Mostre-me meus erros para que consciente deles possa retificá-los.
Ó meu amado Preto(a) Velho(a), seja a guia que me conduzirá a senda evolutiva
do Divino Criador nesta terra de meu Deus, remova todos os buracos, pedras e
obstáculos que tem me prejudicado.
Nunca deixe faltar a sabedoria necessária para que eu possa tomar as decisões
certas e assim remover as situações que me perturbam;
Nunca deixe faltar saúde em meu corpo material, pois sem ela não consigo viver
dignamente nesta terra;
Nunca deixe faltar o alimento de todo dia;
Nunca deixe faltar esperança em realizar os meus sonhos e projetos;
Em sua morada espiritual, zele por mim nesta terra de meu Deus.
Amém!
***
PRECE AOS PRETOS VELHOS
Louvados sejam todos os pretos-velhos.
Louvados sejais vós que formais o santíssimo rosário da Virgem Maria.
Santas Almas Benditas, protetoras de todos aqueles que se encontra em aflição.
A vós recorremos espíritos puros pelos sofrimentos, grandiosos pela humildade e
bem aventurados pelo amor que irradiam, socorre-me, pois encontro-me em
aflição.
Concedam-me meus bondosos pretos-velhos a graça de (pede-se a graça que deseja
alcançar) através da vossa intercessão junto a Santa Virgem Maria, santíssima
mãe de Deus e de todos nós.
Dai-me meus pretos-velhos um pouco de vossa humildade, de vosso amor, e de
vossa pureza de pensamentos, para que possa cumprir a minha missão na Terra,
seguindo todos os vossos exemplos de bondade.
Louvadas sejam todas as Santas Almas Benditas.
Tenham piedade de nós.
Assim seja.
***
PRECE À IANSÃ
Saravá Iansã a grande guerreira, Orixá do raio e do vento, que ajuda com sua
energia vencer as lutas e as dificuldades.
Saravá Senhora Rainha dos ventos proteja todos nós.
Oyá Deusa do rio Niger, senhora dos ventos e das tempestades. Coloco em tuas
mãos minhas ações na luz de tua luz, eu te consagro todos os minutos e horas
desse dia, meus trabalhos, minhas preocupações, meus desejos, os meus lazeres
são teus.
Dai-me hoje a tua luz poderosa para que eu compreenda todo bem que preciso
fazer e tenha força para não ceder o mal que tenta bater em minha porta, que eu
consiga ser mais fraterno, mais irmão, mais compreensivo e capaz de perdoar.
Dirija meus passos no caminho do bem e do amor, e hoje mais que ontem todos nós
possamos contar com sua orientação, com a tua benção, com o teu amor.
Com tua espada haveremos de cortar as demandas dos invejosos, dos falsos, dos
inimigos, dos olhos grandes, que necessitam de enxergar a verdade.
Dando conformação aqueles que sofrem, com a força dos teus raios, nós te
pedimos, que acenda a chama da vida dos que estão desenganados, dê a eles força
para continuar lutando na cura de seus males.
Saravá Iansã majestosa Senhora a vossa proteção em vosso louvor em brado unidos
saudamos.
***
ORAÇÃO A IANSÃ
Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência
dos furacões, fazei com que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem
e o troar dos canhões não me abale a coragem e a bravura.
Ficai sempre ao meu lado para que eu possa enfrentar de fronte erguida e de
rosto sereno todas as tempestades e as batalhas de minha vida, para que
vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa
agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da
terra, da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades
e abrandar a crueldade das guerras. Santa Bárbara, rogai por nós!
***
PRECE A OGUM
Pai, que minhas palavras e pensamentos cheguem até vós, em forma de prece, e
que sejam ouvidas. Que esta prece corra mundo e universo, e chegue até os
necessitados em forma de conforto para as suas dores. Que corra os quatro
cantos da Terra e chegue aos ouvidos dos meus inimigos, em forma de brado de
advertência de um filho de Ogum que sou e nada temo pois sei que a covardia não
muda o destino.
Ogum, padroeiro dos agricultores e lavradores, fazei com que minhas ações sejam
sempre férteis como o trigo que cresce e alimenta a humanidade, nas suas ceias
espirituais, para que todos saibam que sou teu filho.
Ogum, senhor das estradas, fazei de mim um verdadeiro andarilho, que eu seja
sempre um fiel caminheiro seguidor do teu exército, e que nas minhas caminhadas
só haja vitórias. Que, mesmo quando aparentemente derrotado, eu seja um
vitorioso, pois nós, os vossos filhos conhecemos a luta, como esta que travo
agora, embora sabendo que é só o começo, mas tendo o Senhor como meu pai, minha
vitória será certa.
Ogum, meu grande pai e protetor, fazei com que o meu dia de amanhã seja tão bom
como o de ontem e hoje, que minhas estradas sejam sempre abertas, que eu
trabalhe para que no meu jardim só haja flores, que meus pensamentos sejam
sempre bons e que aqueles que me procuram consigam sempre remédios para seus
males.
Ogum, vencedor de demandas, que todos aqueles que cruzarem a minha estrada,
cruzem com o propósito de engrandecer cada vez mais a Ordem dos Cavaleiros de
Ogum. Pai, daí luz aos meus inimigos, pois eles me perseguem porque vivem nas
trevas, e na realidade só perseguem a luz que vós me destes. Senhor, livrai-me
das pragas, das doenças, das pestes, dos olhos-grandes, da inveja, das mentiras
e da vaidade que só leva a destruição.
E que todos aqueles que ouvirem esta prece, e também aqueles que a tiverem em
seu poder, estejam livres das maldades do mundo.
***
ORAÇÃO A OGUM
Orixá, protetor, Deus das lutas por um ideal. Abençoai-me, dai-me forças, fé e
esperança.
Senhor Ogum, deus que combate as guerras e as demandas, livrai-me dos
empecilhos e dos meus inimigos.
Abençoai-me neste instante e sempre para que as forças do mal não me atinjam.
Ogum Iê, Cavaleiro Andante dos caminhos que percorremos.
E que assim seja!
***
ORAÇÃO PARA OGUM
Ogum, meu Pai – Vencedor de demanda,
Poderoso guardião das Leis.
Chamá-lo de Pai é honra, esperança, e vida.
Vós sois meu aliado no combate às minhas inferioridades.
Mensageiro de Oxalá – Filho de Olorum.
Senhor, Vós sois o domador dos sentimentos espúrios, depurai com Vossa espada e
lança, minha consciente e inconsciente baixeza de caráter.
Ogum, irmão, amigo e companheiro,
continuai em Vossa ronda e na perseguição aos defeitos que nos assaltam a cada
instante.
Ogum, glorioso Orixá, reinai com Vossa falange de milhões de guerreiros
vermelhos e mostrai por piedade o bom caminho para o nosso coração, consciência
e espírito.
Despedaçai, Ogum, os monstros que habitam nosso ser, expulsai-os da cidadela
inferior.
Ogum, Senhor da noite e do dia
e de mãe de todas as horas boas e más,
livrai-nos da tentação e apontai o caminho do nosso Eu.
Vencedor contigo, descasaremos
na paz e na Glória de OLORUN.
Ogunhê Ogum
Glória a OLORUN!
***
ORAÇÃO A OGUM
O fogo é vosso elemento natural e é com ele que transformais as nossas vidas e
nosso íntimo. Renovai as nossas almas, forjai-as para que estejamos prontos
para vivermos a verdadeira felicidade, purificai-nos e tirai de nós os ímpetos
e os vícios, até que só a luz resplandeça.
Só assim nos tornaremos verdadeiros soldados da luz.
Protegei-nos com vosso escudo sagrado de todo ataque das trevas. E que vossa
espada de fogo seja sempre a nossa espada para que as forças do mal não tenham
poder sobre nós.
imbuída do vosso poder imenso, jamais cairemos, e todo mal que em nós estiver,
será retirado. Fazei vir a nós vossas milícias sagradas para que as nossas
súplicas sejam atendidas…
***
ORAÇÃO A OGUM
Salve Ogum, guerreiro de Oxalá.
Orixá que abençoa seus filhos e os filhos de seus filhos.
Pai destemido, Senhor da espada de fogo que corta todas as demandas e conduz os
que ama aos caminhos da prosperidade.
Que em meus caminhos, possa eu, filho seu merecer as vossas Bênçãos: a espada
que me encoraja, o escudo que me defende e a bandeira que me protege.
Meu Pai Ogum
Não me deixe cair
Não deixe tombar.
PATACURI OGUM
OGUNHÊ.
***
PRECE AO PODEROSO ORIXÁ OGUM
Pai, que minhas palavras e pensamentos cheguem até vós, em forma de prece, e
que sejam ouvidas. Que esta prece corra mundo e universo, e chegue até os
necessitados em forma de conforto para as suas dores. Que corra os quatro
cantos da Terra e chegue aos ouvidos dos meus inimigos, em forma de brado de
advertência de um filho de Ogum, que sou e nada temo, pois sei que a covardia
não muda o destino. Ogum, padroeiro dos agricultores e lavradores, fazei com
que minhas ações sejam sempre férteis como o trigo que cresce e alimenta a humanidade,
nas suas ceias espirituais, para que todos saibam que sou teu filho. Ogum,
senhor das estradas, fazei de mim um verdadeiro andarilho, que eu seja sempre
um fiel caminheiro seguidor do teu exército, e que nas minhas caminhadas só
haja vitórias. Que, mesmo quando aparentemente derrotado, eu seja um vitorioso,
pois nós, os vossos filhos conhecemos a luta, como esta que travo agora, embora
sabendo que é só o começo, mas tendo o Senhor como meu pai, minha vitória será
certa. Ogum, meu grande pai e protetor, fazei com que o meu dia de amanhã seja
tão bom como o de ontem e hoje, que minhas estradas sejam sempre abertas, que
eu trabalhe para que no meu jardim só haja flores, que meus pensamentos sejam
sempre bons e que aqueles que me procuram consigam sempre remédios para seus
males. Ogum, vencedor de demandas, que todos aqueles que cruzarem a minha
estrada, cruzem com o propósito de engrandecer cada vez mais a Ordem dos
Cavaleiros de Ogum. Pai, daí luz aos meus inimigos, pois eles me perseguem
porque vivem nas trevas, e na realidade só perseguem a luz que vós me destes.
Senhor, livrai-me das pragas, das doenças, das pestes, dos olhos-grandes, da
inveja, das mentiras e da vaidade que só leva a destruição. E que todos aqueles
que ouvirem esta prece, e também aqueles que a tiverem em seu poder, estejam
livres das maldades do mundo.
Ogum Iê
Saravá Ogum.
***
ORAÇÃO A OGUM
Ogum, Rogai por nós.
Nunca ficará sem resposta àquele que nele crer…Ogunhê meu Pai!
Eu andarei vestido e armado com as armas de OGUM para que meus inimigos, tendo
pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem
em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu
corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça,
Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em
todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande
poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas
armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das
patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim
seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
Que assim seja, amém
***
PRECE A TRANCA RUA DAS ALMAS
Seu Tranca Rua das Almas, que tem o poder de estar em qualquer lugar.
Traga-nos a força da sua vibração e de seu trabalho.
Protegendo e amparando aqueles que lhe pedem mil e um favores.
Mas dê a cada um desses beneficiários de sua obra, a gota do esclarecimento
espiritual, para que possam compreender e propagar que o Exu é um irmão
trabalhador na seara da caridade.
Assim Seja!
***
ORAÇÃO A TRANCA RUA DAS ALMAS
Senhor Tranca Rua das Almas, senhor do sétimo grau de evolução da lei maior de
Ogum, conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz,
interceda em meu caminho livrando-me de toda a energia que possa atrapalhar
minha evolução; fazei de meus pensamentos uma porta fechada para a inveja,
discórdia e egoísmo. Dos sete caminhos por ti ultrapassados, foi na rua que
passou a ser dono de direito, abrindo as portas para os espíritos que merecem
ajuda e evolução e fechando para os que querem praticar a maldade e a inveja
contra seus semelhantes. Fazei meu coração mais puro que meus próprios atos; Fazei
das minhas palavras a transparência da humildade; Fazei do meu corpo aparelho
da caridade. Pois a teu lado demanda comigo não existirá, estarei coberto por
sua capa que protege e abriga seus filhos. Senhor Tranca Ruas das Almas
agradeço por tudo que me fizeste aprender nesta vida e em outras que passei ao
seu lado, rogo por vós a proteção para mim, para meus irmãos de fé, para minha
família e porque não para meus inimigos. Abençoe e guarde esses filhos que um
dia entenderam o verdadeiro sentido da palavra Umbanda. Laroiê Exu !
***
ORAÇÃO DE TRANCA RUA
Faço reverência a vós mistério sagrado da criação, vós que sois a manifestação
do divino, peço que possa se manifestar entre nós, conforme nosso merecimento.
No seu poder, na sua força, e na sua magnitude, pelo caminho tripolar que emana
de vós, pelo caminho que só vós conheceis, pela força que só a vós pertenceis,
e pelo poder de trancar a vós concedido, eu peço:
Que as trevas que habitam em mim sejam trancadas.
Que o ódio e o sentimento impuro, que emanam da minha alma, sejam trancados.
Que a falsidade que exala dos meus poros seja trancada.
Que o rancor e a miséria que habitam o meu coração sejam trancados.
Que a dissimulação e a superficialidade, que nasce da minha língua, sejam
trancados.
Que o egoísmo e a maldade, que transcendem da minha mente, sejam trancados.
Que a palavra torta que sai da minha boca e o pensamento roto que sai da minha
cabeça contra o próximo, sejam trancados.
Que a capacidade que os meus olhos têm de amaldiçoar e destruir sejam
trancados.
E assim, fonte primária da criação, assim que trancar a tudo isso no seu âmago,
pois é na vossa essência que tudo isso se desvitaliza, peço a vós que:
Destranque todas as portas do meu caminho.
Destranque todas as passagens da minha jornada.
Destranque toda prosperidade material e espiritual.
Destranque o meu coração das amarguras.
Destranque o meu sustento de cada dia.
Destranque os meus corpos espirituais e o meu corpo material da agonia, do
desespero e da aflição que me assolam na calada da noite.
Destranque o meu emprego, o meu negócio e a minha morada material.
Destranque o martírio familiar pelo qual eu tenho passado.
Destranque os meus olhos para as maravilhas do mundo espiritual.
Destranque a minha liberdade!
Pois vós, Força Sagrada do Divino Criador, é o portador supremo da Vitalidade!
Salve o Mistério Tranca Rua!!!
***
ORAÇÃO AO SETE ENCRUZILHADAS
Saravá Santo Antônio de Pemba!
Saravá à força do Sete!
Saravá à todos os Exus!
Ajoelhado aos teus pés, estou rogando que me escute no sopro dos sete ventos,
meu grande Exu Sete Encruzilhadas.
Com a força do teu garfo que carregas nas costas e da cruz do teu peito, eu
humildemente peço que tenhas vidência das dores que trago no peito aflito.
Sete Encruzilhadas Exu dos sete caminhos, senhor rei das Sete Encruzilhadas de
fé, sepulte nas sete catacumbas os nossos problemas e tristezas.
És um lindo homem, um cavalheiro, andas descalço com tua linda capa de veludo,
a gargalhar pela noite, venceste sete guerras, vença pelo menos uma para mim,
se eu merecer pois estou em desespero.
Sete Encruzilhadas, conheces as dores e angústias do mundo onde tu vivestes,
amaste, sofreste e foste humilhado, mas hoje carrega a Coroa dos infelizes e
essa coroa quem te deu foi a misericórdia de pai Oxalá, nos pés de pai Olorum.
Sete Encruzilhadas, coloque debaixo de teu pé esquerdo o nome dos meus
inimigos, livrando-me das invejas, calúnias e dos olhos grandes. põe no meu
coração o perdão e a justiça, para me reconhecer e me corrigir das minhas
faltas.
Lindo homem de cabelos negros e olhos de cristal, perfuma a minha vida com o
perfume das sete rosas vermelhas.
Atenda meu pedido, te imploro Sete Encruzilhadas pois sei que os teus
protegidos, tu jamais desampara.
Rei dos sete mistérios, carregas as sete chaves do destino, abra os meus
caminhos e me faça feliz, pois contarei sempre com a sua proteção, agora e em
todas as horas de aflição.
***
PRECE A OXUM
Oh Mãe Oxum! Senhora dos rios e cascatas. Orixá das águas claras que lavam os
males do mundo.
Deusa do Amor! Que o canto das suas águas embale meus sentimentos alimentando
meu coração com as vibrações de paz e perdão.
Senhora do ouro, clareia meus caminhos.
***
ORAÇÃO À OXUM
Oxum, eu te chamo!
Não te chamo por causa de morte.
Não te chamo por causa da doença de alguém.
Te chamo para que tenhamos dinheiro.
Te chamo para que tenhamos filhos.
Te chamo para que tenhamos saúde.
Para que tenhamos uma vida serena.
Para que não sejamos vitimados pela ira das águas.
***
ORAÇÃO A OXUM
Ora ie ieu Oxum,
Salve dourada senhora
Da pele de ouro!
Benditas são suas águas,
e essas mesmas águas lavam meu ser
e me livram do mal.
Oxum, Divina Rainha, bela Orixá,
venha a mim,
caminhando na Lua Cheia.
Traga, mãe, em suas mãos,
os lírios do amor e da paz.
Torna-me doce, sedutora,
suave, como és.
Mamãe Oxum, me proteja, Orixá.
Faça que o amor seja
constante em minha vida
Que eu possa amar a
tudo o que existe.
Me proteja contra as
mandingas e feitiçarias.
Daí a mim o néctar de sua doçura
e que eu consiga o que desejo
Mãe do ouro, da beleza e do amor,
Senhora do mais puro Axé,
valei-me hoje e sempre.
Aie ieu Oxum!
***
ORAÇÃO PARA OXUM
Dourada é a tua de luz Assim como o ouro que te pertence. Derrama a tua pureza
cristalina, Orixá das águas doces. Não permitas que neblina alguma obscureça o
meu desejo mais profundo, Que é conseguir amor mais verdadeiro, Seguro, eterno
e duradouro. Estás presente nas cachoeiras, que são sagradas por si só.
Portanto, fazes com que se apague todo sentimento se eu sofrer. Não verterei
nenhuma lágrima por aqueles Que não me correspondem no amor. Não sofrerei por
ninguém que, com mentiras, me faltar com o respeito, Porque não permitirás que
Frieza, inveja ou ciúmes me traiam. És doce, protetora, Suave e vaidosa,
Feminina e sedutora. Ó mãe Oxum! Dai-me o teu axé, dai-me a tua força, dá-me a
alquimia Como o néctar mais sublime, Para eu saber como respeitar e venerar. No
mel está o teu segredo, que eu saberei utilizar.
***
ORAÇÃO PARA OXUM
Que Oxum me dê serenidade para agir de forma consciente e equilibrada.
Tal como suas águas doces – que seguem desbravadoras no curso de um rio,
entrecortando pedras e se precipitando numa cachoeira, sem parar nem ter como
voltar atrás, apenas seguindo para encontrar o mar – assim seja que eu possa
lutar por um objetivo sem arrependimentos.
***
ORAÇÃO A OXUM
Senhora das cachoeiras. Oh! Linda e maravilhosa Oxum!
Afastai de mim todo o mal que no momento me aflige. Eu te venero e te guardo,
oh! Mãe Divina! Que eu seja abençoado com a tua bondade e justiça. Que em nome
de Olorum muitas vezes aclamas por todos aqueles que te amam. Peço-te que,
neste momento de dor, derrames sobre mim, Oxum, o teu olhar misericordioso. Que
as tuas águas acalmem a minha pobre alma e que neste momento eu receba a graça
que tanto espero.
***
PRECE A OXALÁ
Salve meu Pai Oxalá. Senhor do branco, pai da luz. Senhor absoluto do universo,
toda criação te saúda, êpa babá. Pai da misericórdia. Dai-me, Senhor, a paz o
vigor e o rumo, mas meus caminhos.
Oxalá, meu Senhor, faz minha casa feliz e dai-me as bênçãos da
propriedade. Obrigado meu Deus, meu Senhor, meu Pai.
ÊPA BABÁ!
***
ORAÇÃO A OXALÁ
Oxalá! Divina manifestação do Bem,
Senhor da perfeita Sabedoria e do Bendito Amor,
Oh! Vós que recebeis o poder do supremo Doador para tudo e todos.
Protegei-nos das ciladas ilusórias do mundo enganador,
Despertai-nos para a realidade da vida imortal,
Sois a imaculada irradiação do Altíssimo,
Vosso nome é só mavioso e compassivo,
que nos guia; com ternura e esperança,
para a Aruanda – Cidade de Luz.
Ai de nós empedernidos, na mais grosseira materialidade,
Afogados em sentimentos inferiores,
Rogamos contritos pela salvação da nossa consciência.
Junto a Vós, trilharemos por caminhos iluminados,
Porque sois a divina pureza, acolhedora e misericordiosa.
Santo Nome, envolvei-nos em sentimentos fraternos de real amor, a fim de
chegarmos até Vós,
Oxalá ! Tende pena de nós, tende compaixão…
***
PRECE A OXALÁ
Ó poderoso Pai Oxalá, o maior dos Orixás, aspiração suprema dos desejos dos
nossos corações, caminhamos até a sua claridade, clareando todos os nossos
passos no amanhecer de cada dia.
Que a luz, a eterna luz que o Senhor derramou e derrama todos os dias, cubra a
cabeça daqueles que a ti estão ligados numa corrente de fé e num só pensamento
elevamos as nossas preces.
Oxalá nosso Pai, dai-nos a graça de chorarmos sinceramente nossas faltas
cometidas, e com espírito de humildade, nos purificarmos através da fé e da
caridade. Que nós consigamos limpar a morada dos nossos corações, desterrando
tudo que é mundano, vício, ódio e maldade, na certeza de que com toda esta
humildade alcançaremos o Senhor.
Pai Oxalá, sabeis que a razão humana é fraca e pode enganar-nos, mas a
verdadeira fé não pode ser enganada.
Obrigado Pai Oxalá por tudo que o Senhor nos deu e nos dá. Esperamos todos
unidos, que o Senhor nos escolha para sermos mais alguns dos vossos íntimos
amigos.
***
ORAÇÃO PARA UMA CIGANA
És uma linda flor que desabrocha no amanhecer és um espírito de luz
És a lua que clareia nossas mentes para que possamos dar um conselho na hora
certa.
És o espírito que nos dá força para superarmos todos os nossos obstáculos.
És a estrela brilhante que ilumina nossas vidas neste planeta Terra.
És um espírito maravilhoso que à noite vigia nossos sonhos, impedindo a
aproximação de espíritos maléficos
Cigana, com tuas fitas coloridas, estás sempre transmitindo a força do
arco-íris.
Sempre que o aflito te invocar, possas transmitir-lhe a energia da paz, da
harmonia e da consolação.
Que, ao olhar a chama de uma vela, possamos sentir a tua presença.
Que, ao tocar um cristal, possamos sentir a tua energia positiva.
Que, ao sentir o aroma de violetas, possamos sentir que estás nos confortando.
Cigana, cobre-nos com tua saia colorida, escondendo-nos dos invejosos e
mostrando a eles que o caminho não é esse.
Cigana encantada, que nesta hora possamos sentir segurança, paz e felicidade.
Com teu encanto, encanta coisas boas para que os nossos caminhos não tenham
obstáculos.
Desencanta todas as perturbações que existam nos lares, Cigana, cura aqueles
que estejam doentes do espírito, da alma, da matéria,
Com o poder do Pai Sol
Com o poder da Mãe Terra,
Nós te pedimos que nossos pedidos sejam atendidos.
Por Santa Sara, a padroeira dos ciganos, e por todos os espíritos ciganos que
viveram e sofreram nesta Terra, nesta corrente de fé, Cigana.
***
ORAÇÃO CIGANA
Salve o Sol, a natureza, o Orvalho da Manhã !
Salve Deus todo Poderoso, que me dá a felicidade de tomar a benção de toda a
Natureza.
Salve o Vento, o Sol, a Chuva, as Nuvens, as Estrelas e a Lua !
Salve as forças das Águas, a Terra, a Areia e o Solo fértil !
Que belo seja seu remédio !
O Pão que parto à mesa, seja multiplicado !
O trigo que trago comigo, seja minha propriedade.
O Universo me abrace.
E que os quatro elementos: Terra, Água, Fogo e Ar, me deem as forças
necessárias para todas as dificuldades de minha vida.
Meus caminhos sejam abertos, hoje e sempre, com toda a
pureza dos Elementais, dos Anjos Mensageiros de Deus e da nossa Rainha Santa
Sara Kali.
***
ORAÇÃO DOS QUATRO ELEMENTOS
Faço meus apelos nesta oração, com muita fé e amor, a querida Santa Sara Kali,
protetora do Povo Cigano, a Rainha Cigana do Povo do Oriente e a todos os benditos
espíritos de luz no templo da tribo cósmica.
Peço com toda a força do meu coração aos nossos protetores, que a energia
poderosa da natureza representada pelos quatro elementos (fogo, água, ar e
terra) tome conta da nossa casa, do nosso trabalho, do nosso corpo, da nossa
mente, de nossas emoções e anseios.
Cubram-nos com grande proteção e nos abençoe.
Que o fogo seja a demonstração viva do amor, da união, do calor humano e da
harmonia que deve nos ligar por toda nossa existência.
Que a água, fonte cristalina de bênçãos, lave e limpe nossas vidas e nos livre
de toda carga negativa que possa interferir em nosso comportamento e atitudes
para conosco mesmos e nossos semelhantes.
Que o ar nos traga o sopro mágico da vida e renove a cada dia as nossas energias
físicas e a nossa saúde.
Que a terra seja o nosso símbolo de prosperidade, renovando-se sempre, para que
possamos semear e colher todos os seus frutos benditos para nossa tranquila
sobrevivência.
Salve a magia, a força e a Luz do Povo Cigano!
***
ORAÇÃO CIGANA DA UNIÃO E DA AMIZADE
Senhor, Deus da União, volte para nós, aqui reunidos, a graça do teu olhar de
Bondade e de Amor, fortalecendo a amizade e o espírito de união que nos faz
todos membros de uma mesma família de irmãos.
Derrama sobre nós a tua bênção e a tua proteção, para que, iluminados pela tua
grandeza, possamos fazer jus às promessas de Cristo, o maior de todos os Irmãos
e aquele que nos uniu definitivamente, Amém!
***
ORAÇÃO DE UM CIGANO
Oh! Poderoso Grande Rei Cigano.
Que nessa hora venho saudar.
Saúdo as forças das estrelas. Saúdo as ondas do mar. Saúdo toda as tribos
ciganas que nessa hora estou a invocar.
Pedindo licença ao teu povo para trabalhar.
Saúdo as montanhas, os vales, as gotas de orvalho, as areias.
Teu povo dança feliz invocando a vida e a beleza.
Em suas músicas há a graça do bailar livre em liberdade a sonhar.
Teus tesouros são infinitos por que nem um preço pode pagar o valor da
liberdade dos pés descalços a caminhar.
Tuas joias têm o brilho mais caro.
Teus homens ciganos põem a mão ao peito para seu talismã esquentar.
Tuas mulheres abanam seus leques para os maus espíritos afugentar.
Tuas fogueiras possuem as salamandras mais altas que nos olhos de teu povo sabe
brilhar.
Aquece-nos agora oh! Grande Rei para que essa oração não possa acabar.
Enquanto um cigano olhando ao céu orar.
***
ORAÇÃO PARA UM CIGANO
Cavaleiro da noite e do dia, homem forte e corajoso,
és a força de um grupo cigano, és poder.
Com teu violino encantas a Lua Cheia.
Com teu sapateado ajudas a Mãe-Terra a sentir teu lamento cigano e sentes na
relva a energia mais profunda da Natureza.
Ao olhar a fogueira decifras o que dizem as labaredas, pois é na chama do fogo
que são revelados os mistérios do mundo.
Cigano, és homem forte e seguro do que queres.
Cigano, és amor, carinho, ternura e paixão ardente.
Cigano, pareces árvore frondosa de tronco grosso, a proteger-nos das falsidades
desta vida terrena.
Ao olhar para o infinito, possa eu sentir a tua energia.
Cigano, ao olhar a chuva caindo na relva, possa eu sentir-te lavando-me das
impurezas deste mundo e ao olhar a chama de uma vela, possa eu sentir-te a
dizer-me: “Estou te protegendo”.
***
PRECE AO CIGANO WLADIMIR
Ó glorioso e poderoso cigano Wladimir, neste instante,
é com o meu coração cheio da mais profunda fé,
que me dirijo ao teu luminoso espírito,
que tem poder e forças entre todas as entidades ciganas que hoje,
como estrelas brilhando no infinito,
são entidades que por misericórdia nos assistem em nossas aflições.
Em particular a ti, peço, querido cigano Wladimir, que me ampares,
com teu coração bondoso, jamais deixando que eu venha a cair
sob o impulso das provas desta vida;
protege meu corpo, livrando-o das doenças;
protege o meu coração,
não deixando nunca que nele se abrigue o ódio;
protege minha mente, para que ela seja sempre abrigo
de pensamentos positivos e de força;
protege a minha família,
protege o meu caminho, livrando-me dos inimigos,
da terra e do espaço.
Por todo o bem que sei que fazes sempre,
por todos aqueles que depositam fé incondicional em ti,
é que peço à Santa Sara, a Padroeira Universal dos Ciganos,
que encha teu espírito de Força, Luz e Poder,
para que estejas sempre pronto a atender aos teus filhos,
aos teus seguidores…
e a Deus, nosso Pai maior, peço que tome nos braços este filho
tão querido que és e, ao lado dele,
jamais esqueças de nós,
Ó glorioso e bondoso cigano Wladimir.
Amém
***
ORAÇÃO AOS 7 CIGANOS
Sete Ciganos! Que eu possa olhar a estrada de terra batida, as pedras do
caminho e sentir vossas presenças.
Quando me sentir só que eu possa olhar para as árvores da estrada e sentir
através de leve aragem as vossas forças. Que na minha tristeza eu escute o som
do violino cigano, através do canto dos pássaros que se torne impossível eu
ficar impassível porque é a vossa música dizendo que estais junto de mim. Que
eu possa ir as montanhas e campos e descubra a beleza da natureza e sinta o
maravilhoso poder de Deus se fazendo presente. Que eu possa deixar o orgulho, a
tristeza, as decepções e obstáculos na terra, pois nada mais existe perante
toda essa festa de cores, toda essa luminosidade que vem do arco-íris e
representa as irradiações dos sete ciganos.
Que eu me sinta purificada neste ritual de cores e beleza.
Feliz e vitoriosa com a presença dos 7 ciganos na minha estrada.
Que assim seja!
***
ORAÇÃO CIGANA PARA REALIZAÇÃO DE SEUS PROPÓSITOS
Salve a natureza! Salve o círculo mágico azul que me envolve!
Eu sou feliz e rico, eu tenho o hoje e o amanhã! Tenho o meu futuro pela
frente!
A saúde tomou conta de meu corpo! Obrigado por tudo de bom que vós me destes e
continuarás dando!
Porque eu posso, eu quero, eu mereço, eu vou conseguir através da lua Cigana, e
dos mentores Ciganos, eu realizarei todos os meus sonhos. Por que querer é
poder e eu posso!
Salve Santa Sara Kali! Que sempre ilumine o meu caminho, afastando os inimigos
da minha estrada, que os olhos deles não cheguem até os meus e que seus passos
não cruzem o meu caminho.
***
ORAÇÃO PARA O POVO CIGANO
Ó meu povo cigano, te entrego a minha vida para que faça dela o melhor assim
como vocês fizeram em suas vidas passadas, a grande luta para o bem , te
entrego a minha vida e faça dela sempre um escudo e verdade que ninguém se
aproxime de mim com intenções que não são dignas de minha pessoa, que nenhum
mal visível ou invisível possa chegar até a mim , não permita que nada nem
ninguém consiga me enxergar para fazer o mal, feche meu corpo, dai-me a
intuição e a sabedoria necessária porque eu possa ajudar meu povo que a minha
vierem me procurar, não deixe nunca que eles voltem de onde vieram sem a sua
ajuda, permita meus ciganos que todos que de mim se aproximarem com más
intenções apenas faça de meu corpo um espelho para que possa refletir nesta
pessoa todo mal que me deseja , e seja sempre o caminho aberto e a estrada
ampla , reta e limpa de minha vida , confio em vocês. Quero paz e calma para
poder trabalhar hoje. E sempre quero e me orgulho de ter vocês.
***
ORAÇÃO PARA O POVO DO ORIENTE
Salve ó Bandeira Branca, Salve São João Batista, Salve estrela de David, e seus
seis lados, Mestre Jesus, Buda, Santa Maria Madalena, Santa Sara Kali, São
Lázaro, arcanjos, serafins, querubins, anjos protetores nos auxiliem neste
momento, nesta corrente de luz, rogai ao Arquiteto do universo, a Alá, em nosso
favor e, levai nossos pedidos para que eles sejam aceitos.
São Miguel, São Rafael, São Gabriel, Baltazar, Melchior, Gaspar, Reis do
Oriente, venham nos ajudar forças egípcias, chinesas, indianas, árabes,
ciganos, beduínos, videntes, profetas, magia de ponto, de pó, astrologia, pura
manifestação das almas batizadas em águas sagradas.
Salve o Povo do Oriente!
Salve os quatro cantos do mundo!
Guerreiros, reis, príncipes, Santos e Santas do bem, doutores de branco,
doutores da lei, mandamentos sagrados, sangue, suor, vitória de homens
coroados.
Baptista é quem nos comanda, fonte de pura energia, pirâmides preciosas, rosas
brancas no deserto, luz em nossas vidas, amparo de almas, linha branca bendita.
***
ORAÇÃO DOS DOZE MINISTROS DE XANGÔ
Salve São Jerônimo, São João e São José!
Saravá, oh poderoso Pai Xangô!
Saravá os Doze ministros de Xangô!
Saravá meu pai Xangô e seus doze ministros da sua corte,
grande Orixá, rei da justiça.
Senhor do trovão raiado olhai por mim no poder desta reza. Xangô poderoso pai,
bondoso, mas justiceiro,
peço aos teus Doze Ministros por mim,
para que me absolva no seu grande tribunal do céu e da terra.
Doze pedras sustentam tua coroa no mais alto dos penhascos,
que pai Zambi te deu. Olhai por mim, meu pai.
Tu és um Deus, um Orixá que reina no Céu e na Terra como:
Senhor Kaô
senhor Bá
Senhor Doju
Senhor Alafim
Senhor Agodô
Senhor Ajacá
Senhor Afunjá
Senhor Abomi
Senhor Sambará
Senhor Aganju
Senhor Airá
Senhor Baru
Estas são tuas faces,
que olham os teus filhos nesta terra de dor e de aflição.
Olha por mim meu pai,
e seus Doze Ministros sempre a meu lado e a meu favor.
Doze Ministros, Doze coroas,
Doze meses do ano eu vencerei e vencerá quem estiver ao meu lado,
pois assim, o meu pai, o senhor Xangô ,quer.
Ao 1º Ministro Abiódún
Eu peço pela minha saúde
Ao 2º Ministro Onikôvi
Eu peço vitória em tudo que eu queira e mereça.
Ao 3º Ministro Onanxókún
Eu peço perdão pelas minhas faltas
Ao 4º Ministro Obá Telá
Eu peço Amor, e que ele nunca me falte, que eu possa também dar a quem não tem.
Ao 5º Ministro Olugban
Eu peço justiça e que ela seja feita conforme sua vontade
Ao 6º Ministro Aresá
Eu peço coragem na luta , e nunca fugir dela.
Ao 7º Ministro Arê Otún
Eu peço sabedoria nas decisões.;
Ao 8º Ministro Otun-Onikôi
Eu peço autoridade para mandar pra longe de mim os inimigos.
Ao 9 Ministro Otun-Onanxókún
Eu peço fartura na minha vida e na minha casa.
Ao 10º Ministro Nfó
Eu peço verdade a qualquer custo.
Ao 11º Ministro Ossi-Onikôyi
Eu peço união com os meus e a todos que estejam do meu lado.
Ao 12º Ministro Fkô-Kabá
Eu peço a Misericórdia de Xangô,
pois essa é a reza de invocação aos doze ministros .
E com esta reza eu estarei protegido, estarei guardado pelo poder,
pela Luz e pela Glória do senhor da Justiça.
Kaô Cabecile!
Meu Pai Xangô.
Que assim seja!
E para sempre seja louvado!
***
ORAÇÃO A XANGÔ
Senhor meu Pai, o infinito é tua grande morada no espaço, teu ponto de energia
é nas pedras das cachoeiras. Com tua justiça fizeste uma construção digna de
rei. Meu Pai Xangô, tu que és defensor da justiça de Deus e dos homens, dos
vivos e dos além da morte, Tu com tua machadinha de ouro, defende-me das
injustiças, acobertando-me das mazelas, das dívidas, dos perseguidores
mal-intencionados. Protege-me meu glorioso São Judas Tadeu, Pai Xangô na
umbanda. Sempre justiceiro nos caminhos em que eu venha a passar com a força
desta prece, sempre contigo estarei livrando-me do desespero e da dor, dos
inimigos e dos invejosos, dos indivíduos de mau-caráter e dos falsos amigos.
***
ORAÇÃO A XANGÔ
Salve Xangô! Orixá de grande força e harmonia.
Protetor dos injustiçados e advogado das boas causas.
Pedimos que nos envie um raio de luz e uma faísca de seu incomensurável poder,
A fim de abrandarmos a violência de nossa manifestações de ódio e de rancor
contra os nossos semelhantes.
Mostrai-nos o caminho certo, para cumprirmos a missão
que foi determinada pelo Pai.
Se nossos erros ou nossas faltas nos desanimarem,
deixai-nos sentir a sua presença, para seguir suas pegadas
no caminho da fé e da caridade, para que assim possamos levar
a Sua Justiça por toda a eternidade.
***
PRECE A XANGÔ
Kaô meu Pai, Kaô
O Senhor que é o Rei da Justiça, faça valer por intermédio de seus doze
ministros,
a vontade Divina, purifique minha alma na cachoeira.
Se errei, conceda-me a luz do perdão. Faça de seu peito largo e forte meu
escudo,
para que os olhos de meus inimigos não me encontrem.
Empresta-me sua força de guerreiro, para combater a injustiça e a cobiça.
Minha devoção ofereço-lhe. Que seja feita a justiça para todo o sempre.
É meu Pai e meu defensor, conceda-me a graça de vossa misericórdia em ter meu
trabalho,
minha casa, meus filhos, minha família junto a mim.
Ajuda-me a pagar minhas dívidas e a receber sua luz e sua proteção.
***
ORAÇÃO A OMULU
Salve o senhor, o rei da terra, médico da Umbanda
Senhor da cura de todos os males do corpo e da alma
Pai da riqueza e da bem aventurança
Em ti deposito minhas dores e amarguras
Rogando-te pelas bençãos de paz, saúde e prosperidade
Faz-me digno de merecer todo dia e toda noite vossas bençãos de luz e
misericórdia
Oh mestre da vida, vós é o limitador das enfermidades
Suplicamos sua cura aos males que nos afetam
Que as suas chagas abriguem nossas dores e sofrimentos
Concede-nos corpos sadios e almas serenas
Mestre da vida, ameniza nosso sofrimento e traz a cura a todos os teus filhos.
Se seu corpo está ferido
e não pode mais suportar
Peça proteção á ele
que ele vai lhe ajudar!
OBALUAÊ!!!
***
PRECE A OMULU
Senhor da Terra e da cura.
Dominador das epidemias.
De todas as doenças e da peste.
Omulu, Senhor da Terra.
Obaluaiê, meu Pai Eterno.
Dai-nos saúde para a nossa mente,
dai-nos saúde para nosso corpo.
Reforçai e revigorai nossos espíritos
para que possamos enfrentar todos os males
e infortúnios da matéria.
Atotô meu Obaluaiê!
Atotô meu Velho Pai!
***
PRECE A OBALUAIÊ
“Proteja-me, Pai, Atotô Obaluaê!
Oh, Mestre da Vida,
Proteja seus filhos para que suas vidas sejam marcadas pela saúde.
Vós sois o limitador das enfermidades.
Vós sois o médico dos corpos terrenos e almas eternas.
Suplicamos sua misericórdia aos males que nos afetam!
Que suas chagas abriguem nossas dores e sofrimentos.
Concede-nos corpos sadios e almas serenas.
Mestre da Cura, amenize nossos sofrimentos que escolhemos resgatar nessa
encarnação!
***
PRECES À IEMANJÁ
Divina Mãe, protetora dos pescadores e que governa a
humanidade, dai-nos proteção. Oh! Doce Iemanjá, limpai as nossas auras,
livrai-nos de todas as tentações. És a força da natureza, linda Deusa do amor e
bondade (fazer o pedido). Ajude-nos descarregando as nossas matérias de todas
as impurezas e que a vossa falange nos proteja, dando-nos saúde e paz. Que
assim seja feita a vossa vontade. Odoyá!
Prece 02
Oh Soberana Mãe das Águas venha a mim nesse momento de aflição, com minha fé e
devoção, para iluminar meus pedidos e caminhos. Ó Mãe Iemanjá assim como
controla a força das águas, venha e ajude-me no que eu necessito, (fazer o
pedido). Com seu manto azul perolado cubra a minha vida de alegrias, e todos
aqueles que me estão ao redor e aqueles que pensam ser meus inimigos, esses Mãe
Soberana mude lhe os pensamentos para que tornem-se dignos e lhe tire o ódio do
coração. Ajude me Mãe a resolver o que me aflige e me acompanhe nesta jornada,
para que males não me alcancem. Oh soberana Mãe Iemanjá desde já lhe agradeço
pois tenho fé que estarás comigo. Omio omiodo ya!
Prece 03
Iemanjá Mãe do Mundo, força que mantêm a criação, Senhora de todos os bens,
alento da própria vida. Mãe magnânima de todas as mães, o mar é o seu símbolo,
o sal a sua marca. Proteção é o seu aleitamento eterno. Iemanjá Mãe Querida,
ajude-nos com tua constância, exemplificando em nós o desejo de perseverar-nos
no amor ao nosso Pai Olorum! Odoyá Iemanjá! Glória a Olorum!
Prece 04
Oh! Iemanjá, Sereia do Mar. Canto doce, acalanto dos aflitos. Mãe do Mundo
tenha piedade de nós. Benditas são as benções que vem do teu Reino. Meu coração
e minha alma se abrem para receber as bênçãos de Iemanjá. Mãezinha querida,
leve toda impureza, toda negatividade, todo feitiço, todo quebranto, toda magia
ruim (peça para Iemanjá retirar tudo de mal) de minha aura para as profundezas
do mar sagrado, de onde não terão mais poder sobre mim. Mãe que protege, que
sustenta, que leva embora toda dor. Mãe dos Orixás, mãe que cuida e zela pelos
seus filhos, e os filhos de seus filhos. Iemanjá, tua luz norteia meus
pensamentos. Que tuas águas lavem minha cabeça, derramai sobre mim a vossa
proteção, incutindo em meu coração o respeito e a veneração devida a força da
natureza que simbolizas. Permiti que vossas falanges me protejam e amparem,
assim o fazendo com toda a humanidade, nossa irmã.
Faça isso por nós, minha querida mãezinha.
Odoyá Iemanjá!
Prece 05
Salve Rainha do mar, minha mãe Janaína
Canto à Iemanjá
Adolê, Odoyá minha mãe!
Banha o meu corpo, limpa minha alma
Renova meu espírito, me abriga em teu íntimo
Mãe d’água Odoyá!
Bela sereia, deusa da beleza,
traz-me um amor, um beijo de mar
Traz pra mim as certezas de um presente próspero,
da saúde do corpo, a leveza da alma
Canta ao meu ouvido, encanta os meus sentidos,
e eu me entrego ao mar
Banha meu corpo, limpa minha alma
Renova meu espírito, me abriga em teu íntimo
Mãe d’água Odoyá
Canto à Janaína!
Linda donzela, mulher dos sete mares,
teu porto está nos ares,
onde quiser que esteja
Dá-me segurança, constância e prudência,
permite um banho de mar ao luar,
permite na areia da praia eu deitar...
faz real o meu sonhar mãe d’água,
traz amor pra eu amar
Canto a ti Iemanjá!
Adolê, Odoyá mainha!
Salve a Senhora dama,
Salve a Guerreira eleita princesa no templo do mar
Adolê, Odoyá!
Agradeço pelo que virá, pois o melhor será
Com a graça e a força de Iemanjá
Rogo a ti Janaína
Adolê, Odoyá! Minha mãe de alma!
***
ORAÇÃO À NANÃ
Ó mãe dos mananciais, senhora da renovação da vida, mãe de
toda criação.
Orixá das águas paradas, mãe da sabedoria. Dai-me a calma necessária para
aguardar com paciência o momento certo para tomar minhas decisões.
Que a tua luz neutralize toda as forças negativas à minha volta. Dai-me a tua
serenidade e faz de mim um filho abençoado nos caminhos da paz, do amor e da
caridade.
Salve Nanã Burukê!