Paranoia Espiritual - Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca

Paranoia Espiritual

Publicado em 26/03/2025


Paranoia Espiritual: Quando Tudo Vira Culpa do Invisível

É natural que, diante de dificuldades, as pessoas busquem explicações que façam sentido para elas. Mas há quem enxergue forças ocultas por trás de cada problema, acreditando que tudo de ruim que acontece é culpa espiritual. Essa visão pode ser perigosa, pois leva à paranoia e impede que a pessoa encare a realidade com clareza.

Se um relacionamento termina, foi uma energia negativa enviada por alguém. Se um projeto falha, foi inveja ou trabalho feito. Se a saúde desanda, é ataque espiritual. Claro, questões espirituais existem, mas nem tudo tem essa origem. Doenças podem ser fruto de hábitos ruins. Problemas financeiros podem vir de más decisões. Conflitos podem ser causados por falta de diálogo.

A paranoia espiritual prende a pessoa em um ciclo de medo, impedindo-a de assumir a responsabilidade por sua própria vida. Ela se torna refém de rituais incessantes, consultas e banhos para se livrar de algo que, muitas vezes, nem está lá. A fé deve ser um suporte para o crescimento, não um motivo para a estagnação.

Outro perigo que envolve a paranóia espiritual, é o fato de favorecer à obsessão. Os espíritos  mal intencionados se aproveitam da mente em desequilíbrio para acompanhar a sua vítima, sintoniza-se com ela pela semelhança de pensamentos. A partir daí o tempo consolida a obsessão, que é a insistência em perseguir e dominar.

É preciso equilíbrio: reconhecer que o espiritual tem influência, mas que o mundo físico também exige ação, discernimento e responsabilidade. Afinal, espiritualidade saudável liberta, não aprisiona.

A Umbanda deve esclarecer que nem tudo é espiritual, e incentivar a busca por ajuda profissional para o equilíbrio psicológico e saúde mental.

Mãe Ednay


Nenhum comentário:

Postar um comentário