dezembro 2016 - Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca
Livro: A História de Pai Arruda

Livro: A História de Pai Arruda

A HISTÓRIA DE PAI ARRUDA Autores: Pai Arruda / Jennifer Dhursaille TRECHO DO LIVRO: (...) Ninguém cai num Terreiro, de sua própria vontade ou herdado compulsoriamente, como foi meu caso, sem dever à Lei Maior Amor e Caridade para com os povos deste planeta. É o Templo, Casa ou Tenda um imenso buri…
O que é Aruanda?

O que é Aruanda?

Aruanda é um lugar onde Caboclos e Pretos Velhos se reúnem após deixarem o Terreiro de Umbanda, mas não é lá, necessariamente, que residem no invisível. Todos nós temos os nossos afazeres no mundo astral e nas diversas cidades espalhadas pelo cosmo acima da terra e, muitas vezes, abaixo dela. Além d…
Orixá não é Privilégio do Candomblé

Orixá não é Privilégio do Candomblé

Hoje recebi uma mensagem de um seguidor perguntando sobre o Orixá na Umbanda, na verdade questionando em tom de que a Umbanda não deveria cultuar o orixá porque é um culto a espíritos, ou seja guias espirituais. Enfim, essa é uma questão muito antiga e que gera um desconforto entre umbandistas e c…

Sobre as Guias: Umbanda x Kardecismo

- As guias não são colares de enfeite. Podem ser bonitas, brilhantes e coloridas, mas sua função não é o embelezamento. Servem de facilitador para a conexão do médium com a entidade que representam. Podem também funcionar como elemento de proteção, atraindo a vibração da entidade para o campo áuric…

O Orgulho na Visão de Jurema das Matas

De toda a sorte, aprendi com a vida o valor exato do orgulho. É o orgulho que nos dá o reconhecimento do que somos e podemos, desde que não nos deixemos envenenar pela soberba, a presunção e a arrogância. Quando isso acontece, nós decaímos, mais uma vez, pelas veredas da ilusão e nos atribuímos uma…

Iansã

Salve a Senhora do entardecer, Dos ventos, raios e tempestades! Salve a Senhora que auxilia nas mutações materiais, na fluidez de raciocínio e de linguagem! Salve grande guerreira, dona dos elementos ar e fogo! Vibração maior do meu ori e luz dos meus caminhos! Regente da nossa Casa e força que a conduz…

Vestes Brancas e Coloridas na Umbanda

(...) - Por que temos que nos vestir de branco? - Perguntou Jonas. - Porque o branco, além de representar a paz, a pureza e a perfeição, possui a vibração da luz que contém todas as cores. O branco é luminosidade que penetra até a alma, tornando-nos mais alegres e renovando-nos para a vida. Facilit…